CRUZ ALTA – Reflexões sobre a democracia

Postado em 21 novembro 2017 06:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cidadania e participação social é tema do IV Simpósio de Práticas Socioculturais.

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz promoveu hoje (17), no Salão Nobre, uma palestra sobre cidadania e participação social. O Simpósio de Práticas Socioculturais chegou à sua quarta edição tendo como ministrante o professor Marcelo Danéris. Pós-doutorando em Ciências Políticas, Danéris contextualizou os desafios da democracia no cenário atual. Para tanto, embasou sua fala em teóricos como Norberto Bobbio, Gramsci e Samuel Huntington e exemplificou a atual recessão democrática, como definiu, com o processo de Participação Popular: de 482 municípios no ano de 2015 para 144 em 2017 – destes, 120 em funcionamento precário.

O Simpósio também abrangeu o 2º Encontro de Movimentos Sociais e contou com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Grupo de Agroecologia de Cruz Alta, de comunidades indígenas, do Coletivo Cultural Ouvido Médio e do Levante Popular da Juventude, que expuseram mensagens em defesa da agricultura familiar, da diversidade cultural e de melhorias na educação pública.

Ainda houve uma meda de debates com as professoras do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Carla Tavares Alves e Sirlei de Lourdes Lauxen. O curso de pós-graduação stricto sensu da Unicruz tem a proposta de potencializar saberes e teorias para a promoção de práticas de intervenção social, articulando elementos necessários à compreensão da dinâmica do desenvolvimento econômico que cria problemas sociais, ambientais e culturais, os quais se colocam como entraves para o desenvolvimento sustentável regional.

Unicruz

Postado em 21 novembro 2017 06:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop