PASSO FUNDO – Candidatos de 18 estados participam do Vestibular de Verão da UPF

Postado em 18 novembro 2017 08:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Provas em Passo Fundo e na estrutura multicampi iniciam às 14h

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe neste sábado, 18 de novembro, 8.770 candidatos para o Vestibular 2018/01. Neste processo seletivo os candidatos oriundos de 18 estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. As provas começam a ser aplicadas às 14h, nos campi Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

A orientação para os candidatos é a de que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência aos locais de prova, portando documento de identidade, que deve ser o mesmo utilizado no momento da inscrição, e comprovante de inscrição, que pode ser impresso no site vestibular.upf.br.

Como nos processos seletivos anteriores, os cursos são divididos. No Grupo 1 os candidatos fazem somente a prova de Redação e no Grupo 2, além da Redação, respondem provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. O tempo de duração da prova de Redação para o Grupo 1 é de 1h30min, das 14h às 15h30min, e para os candidatos que realizarem a prova do Grupo 2 é de 5h, das 14h às 19h.

Para a realização de cada prova, a UPF fornecerá caneta de cor azul. Quanto à documentação, é necessário que o candidato esteja munido dos seguintes documentos: documento de identificação com foto com o qual realizou a inscrição e comprovante de inscrição.

Para tornar o período de espera de pais e acompanhantes dos vestibulandos menos cansativo, a UPF organizou uma programação especial, junto ao prédio do Iceg-B, onde serão desenvolvidas atividades como pilates, dança, sessão de cinema, bingo e trilha cultural pelo campus. Além disso, no espaço também terão profissionais da UPF que irão fornecer informações sobre bolsas, financiamentos e demais atividades desenvolvidas e disponibilizadas pela Universidade.

Cursos mais procurados
Medicina figura novamente como o curso mais procurado do Vestibular de Verão da UPF, com mais de 70 candidatos por vaga. Ainda, estão entre os mais procurados os cursos de Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Agronomia.

Gabarito, Listão e Boletim de Desempenho
O gabarito do Vestibular será divulgado ainda no sábado (18/11), 30min após a conclusão da prova, nos sites vestibular.upf.br e www.upf.br. Já o listão de aprovados será divulgado na segunda-feira, dia 20/11, às 11h, também pelos referidos sites. O boletim de desempenho individual, contendo as informações sobre os acertos do candidato em cada uma das provas, a média final e a classificação no curso e geral estará disponível a partir das 16h do dia 20/11. A informação pode ser acessada pelo site www.vestibular.upf.br.

Acesso ao ensino superior
Confiram as bolsas e financiementos oferecidos pela UPF, com o objetivo de auxiliar o acesso ao ensino superior:

Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de quarenta anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

PAE UPF pré-aprovado
O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento do disposto no edital específico.

Benefícios financeiros
Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão oferta outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido a estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras – Português e Espanhol (L); Letras – Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Dentre os financiamentos, está o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o Programa Emergencial de Crédito (PEC) próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; além do Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. O Fies tem inscrições realizadas no site http://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.

Informações
Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 18 novembro 2017 08:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop