LAGOA DOS TRÊS CANTOS – GEOPIX entrega Rede Geodésica do Município

Postado em 10 novembro 2017 06:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Prefeito Dionísio Pedro Wagner recebeu em seu gabinete na tarde de quarta-feira, 08 de novembro, os representantes da empresa GEOPIX, Natã Gomes/Relações Institucionais (Poder Público) e a Coordenadora de Pesquisa Milka Ferreira. Na oportunidade, foi entregue a Rede Geodésica do Município, primeira parte do trabalho que está sendo realizado pela empresa na Região.

A Importância da Rede Geodésica Municipal
Uma administração costuma ser mensurada por suas realizações, em especial as que se materializam como rodovias, ruas, creches, escolas, moradias e tantas outras. Apesar disse, são poucos os gestores que conhecem o termo “Rede Geodésica” e sua importância para este tipo de desenvolvimento.

Podemos definir uma Rede Geodésica Municipal como sendo “um conjunto de pontos materializados no terreno, dotados de coordenadas geodésicas com elevada precisão e exatidão, disposta de forma a servir de referência a todos os levantamentos topográficos e cadastrais”. A Rede Geodésica Municipal se soma a rede estadual, que compõe a rede nacional, sendo a rede municipal um detalhamento ou estudo mais acurado da rede estadual, que por sua vez também é uma densificação da rede nacional.

Estima-se que pouco mais de dez por cento dos municípios brasileiros possuam uma rede geodésica, o que demonstra o pouco conhecimento que se tem de sua importância. No município ela servirá para manter atualizada a base cartográfica e cadastral e evitará que, de tempos em tempos, o prefeito tenha que investir significativa quantia de recursos financeiros para mapear novamente a cidade. Outra vantagem é a redução de custos nos trabalhos de levantamentos topográficos, pois os marcos fixados servirão para amarração das poligonais e, consequentemente, o georreferenciamento dos levantamentos.

A implantação de uma Rede Geodésica Municipal é feita em quatro etapas básicas, conforme descritas abaixo:

Planejamento: são definidos a quantidade e localização dos marcos a serem implantados, a técnica de medição e região de abrangência. A quantidade de marcos é definida em função da extensão do município, da topografia da região (plana, ondulada ou acidentada), dos vetores de crescimento urbano, da verticalização e arborização das regiões da cidade, dentre outros. Ainda nessa fase define-se o Sistema Geodésico e a projeção cartográfica a ser utilizada na definição das coordenadas.

Materialização: são definidos os tipos de marco a serem utilizados e a sua implantação. Marcos de concreto, dotados de dispositivos de centragem forçada, são os que apresentam maior robustez, minimizam erros de centragem e de nivelamento do equipamento na medição. Podem-se ter ainda marcos simples de concreto no formato tronco-piramidal, ou pontos definidos por pinos cravados em lajes de concreto ou cordão de calçada. Pode-se optar pela implantação de sistemas híbridos, com um ou dois marcos de centragem forçada e os outros mais simples.

Postado em 10 novembro 2017 06:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop