SOLEDADE – Empresas de gemas criam catálogo virtual para facilitar vendas

Postado em 09 novembro 2017 09:02 por JEAcontece
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Iniciativa tem coordenação do IBGM e da APEX Brasil e uma das principais apostas do grupo é no mundo digital.

Onze empresas do setor pedrista de Soledade estão participando de um projeto que visa potencializar o alcance dos produtos dessas fábricas no mercado internacional, principalmente no segmento de móveis e decoração. A iniciativa trata-se do projeto comprador Brazilian Minerals, uma ação do Precious Brazil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O catálogo virtual pode ser acessado através do endereço: http://braminerals.com.

Todas sediadas em Soledade, as empresas participantes são: Bagatini Pedras, Blue Stone, Bortoluzzi, Colgemas, Dijhal, Gold Stone, HL Gemas e Minerais, Legep Mineração, MR Lodi Stone, MV Lodi Pedras Preciosas, NJG Ametista Sul Pedras.

Uma das principais apostas do grupo é no mundo digital. O site Brazilian Minerals é um catálogo virtual que expõe algumas das possibilidades que os fabricantes da região podem oferecer. De itens menores, como chaveiros, porta-joias e saboneteiras, até maiores, como mesas, pias e vasos, a ideia do grupo é reunir todas as fábricas em um único lugar. E essa ferramenta já deu frutos: em setembro foram realizadas as primeiras vendas a compradores captados via site, um de origem italiana e outro norte-americana. Para o consultor Ricardo Pretto, responsável pela área comercial do grupo, o diferencial foi o trabalho individualizado com o cliente. “Quando se fala de um projeto comprador, geralmente trata-se de um grupo de clientes que vêm de diversos países para gerar negócios”, explica. “Em Soledade, as coisas são diferentes. Cada comprador é tratado de forma única de acordo com suas necessidades”, comenta.

As 11 fábricas do Brazilian Minerals possuem importância significativa para a economia regional e nacional e venderam cerca de US$ 200 milhões para mais de 30 países do mundo no quadriênio 2013-2016. Essas cifras representam cerca de 90% das exportações de pedras e artefatos de pedras oriundos da região de Soledade, e mais de 73% das exportações de todo o estado do Rio Grande do Sul. Esses números atingem expressivos 23% do total de exportações brasileiras em pedras brutas, lapidadas e artefatos de pedras preciosas. Para as empresas, se unir como um grupo foi importante para captar os recursos do projeto setorial Precious Brazil e conquistar uma projeção internacional “Em Soledade, acaba que uma empresa complementa a outra”, conta Pretto. “Ao passo que são concorrentes, são também parceiras”.

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Postado em 09 novembro 2017 09:02 por JEAcontece
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