CRUZ ALTA – Unidade de Diagnóstico por Imagem: Mais um serviço oferecido pelo HSVP

Postado em 04 março 2013 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta dispõe de um amplo serviço de diagnóstico por imagem, a partir de exames de Raio-X e Tomografia Computadorizada (TC) e ainda, Ultrassonografias (Ecografia), essas realizadas através da Clinimagem.

A Unidade de Diagnóstico por Imagem entre os atendimentos particulares, por convênios e via Sistema Único de Saúde (SUS) teve em 2012 um volume superior a 34 mil exames. Em pacientes internados foram 1,5 mil tomografias e de modo ambulatorial, 2,9 mil TC. Quanto aos exames de Raio-X, foram feitos 26,9 mil. Já as Ecografias ultrapassaram os 3 mil exames.

Segundo o coordenador da Unidade e técnico em radiologia Daniel Sartori Ribeiro as tomografias mais realizadas são as de crânio, já os exames de Raio-X mais comuns são os de tórax seguidos pelos de coluna.

A Unidade conta com doze funcionários, divididos em oito técnicos em radiologia, três secretárias e um técnico em enfermagem. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 23h e domingos e feriados das 9h às 13h e das 14h às 22h, tendo ainda, profissionais de sobreaviso cobrindo às 24h.

De acordo com o coordenador Daniel as tomografias do SUS são marcadas pela Secretaria Municipal de Saúde, já os demais convênios e os exames de Raio-X, são agendados diretamente pelo paciente.

A parte estrutural da Unidade de Diagnóstico por Imagem é composta por duas salas para Raio-X, uma para Tomografia Computadorizada e uma para Ecografia. O setor possui dois equipamentos de Raio-X fixos para a realização de exames simples e contrastados; um equipamento para Tomografia; três aparelhos de Raio-X portáteis que permitem a realização de exames no Centro Cirúrgico (CO), Centro de Terapia Intensiva (CTI), Berçário, Pronto Atendimento(PA) e leitos; dois arcos cirúrgicos para exames no transoperatório e exames de angiografia digital. “Para esse 1º semestre de 2013 está prevista a aquisição de um equipamento para radiologia computadorizada (CR), demonstrando assim, o comprometimento do HSVP com seus usuários e a preocupação em modernizar os equipamentos”, destaca Daniel.

A Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital São Vicente de Paulo é o único serviço na cidade habilitados pelo SUS para a realização de exames de Raio-X e Tomografia Computadorizada. “Nos últimos quatro anos passamos de 650 exames/mês para mais de 3 mil exames/mês, ou seja, quadruplicamos nosso volume de serviços prestados”, destaca o coordenador da Unidade.

(Assessoria de Imprensa – Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta)

Postado em 04 março 2013 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop