NÃO-ME-TOQUE – Câncer de próstata: quando o preconceito mata

Postado em 06 novembro 2017 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Novembro Azul entra no calendário de prevenção ao tipo de câncer que mais acomete o sexo masculino; exame de toque ainda é tabu para muitos homens.

Novembro já entrou no calendário mundial da saúde como o mês de prevenção ao câncer de próstata. Fazendo um paralelo com o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul tem como uma de suas principais metas quebrar a barreira contra o preconceito,

O preconceito aliado à falta de informação leva homens a ignorar as consultas aos urologistas e, consequentemente, aos exames que podem identificar o câncer de próstata, como o toque retal.

Para o tratamento contra a doença ser eficiente, é necessário que o tumor seja identificado o mais rápido possível. Para isso, a conscientização da população é importante. “As campanhas têm como objetivo passar as informações. No momento em que tem o conhecimento, o homem vai procurar tratamento”, comenta o Secretário de Saúde Marco Costa.

Assim como nos casos do Câncer de Mama, quando o tumor é identificado precocemente, os pacientes podem ser operados, submetidos a radioterapia, ou mesmo serem somente acompanhados sem nenhum tipo de tratamento. A chance de cura, dependendo das características do câncer, podem ser de mais de 95%. São números expressivos, em se tratando da cura dessa doença tão frequente.

Dando início a programação do Novembro Azul, no sábado dia 04 de Novembro a Secretaria de Saúde promove em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e Câmara de Vereadores Um dia Pela Vida com ações de saúde e doação de sangue junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt.

Programação:
– Pedágio Informativo, Sábado, 11 de Novembro
– Semana da Conscientização Masculina, 13 a 17 de novembro
– Orientação e agendamento de exames preventivos em todas as unidades de saúde
– Jantar de Encerramento¸ Sexta-Feira 17 de Novembro

Jantar no Restaurante Eventu’s com palestra
De acordo com o Secretário Marco Costa, o foco é a prevenção ao câncer de próstata, mas muitas outras informações sobre a saúde do homem serão repassadas elas equipes médicas nas UBS de Não-Me-Toque.

“Os homens em sua maioria não tem um cuidado adequado com sua saúde, e essa falta de atenção consigo mesmo pode acarretar no aparecimento de doenças graves como o câncer de próstata, por isso vamos trabalhar a conscientização da importância de cuidar de si próprio” comenta o Secretário.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque

Postado em 06 novembro 2017 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop