Papa será conhecido antes da Semana Santa, diz cardeal

Postado em 01 março 2013 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O sucessor de Bento XVI será eleito antes do feriado da Semana Santa, em 28 e 29 de março. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo cardeal peruano Juan Luis Cipriani, um dos 116 eleitores do conclave papal. “As reuniões de coordenação não começaram e ainda não foi decidido quando o conclave começará, mas espero claramente que antes da Semana Santa tenhamos conosco o novo Santo Padre”, disse sem titubear Cipriani, de 69 anos, em declarações por telefone à rádio peruana RPP de Roma.

“Peço ao Espírito Santo que nos ajude”, afirmou o também Arcebispo de Lima e um dos homens da Cúria romana próximo ao cardeal Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano e braço direito de Bento XVI.

O cardeal peruano admitiu que a Igreja católica se encontra “em um momento muito importante”, embora tenha evitado pronunciar a palavra crise e enumerar os desafios deste grupo religioso no âmbito da eleição do novo Papa. “Não podemos esconder as muitas circunstâncias que tornam mais difícil a tarefa (da eleição) do Santo Padre, mas nenhuma delas nos leva a ter pouca fé”, afirmou Cipriani sem entrar em detalhes.

“Evidentemente, aproveitamos estes dias para poder conhecer melhor a situação da igreja e, em especial, de Roma, para tentar encontrar a melhor solução” na eleição, afirmou o cardeal. Normalmente, o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois que for declarada a “sede vacante”, que neste caso terá início na quinta-feira às 20h locais (16h de Brasília), mas o Papa expressou seu desejo de adiantar a data, sem fixá-la formalmente.

Papa pede oração pelo sucessor

Na audiência de despedida nesta quarta-feira, Bento XVI pediu aos países latino-americanos e à Espanha que orem pelos cardeais que vão eleger seu sucessor. “Os suplico que os recordem de mim em vossa oração e que sigam pedindo pelos senhores cardeais, convocados à delicada tarefa de eleger um novo sucessor na Cátedra do apóstolo Pedro”, disse em espanhol ao peregrinos de todo o mundo que lotaram a Praça São Pedro.

Correio do Povo

Postado em 01 março 2013 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop