PASSO FUNDO – Feac/UPF: 60 anos de uma grande história

Postado em 11 outubro 2017 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF se destaca pelo trabalho realizado ao longo das suas seis décadas de existência

A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) completa, em 2017, seis décadas de atuação na formação de profissionais altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho. Fundada em 25 de novembro de 1957, a unidade acadêmica se desenvolveu ao longo desses 60 anos e, atualmente, oferta cursos em diferentes áreas em toda a estrutura multicampi da Instituição, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento local e regional.

Em nível de graduação, os cursos que compõem a Feac são: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão do Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Logística. Já na pós-graduação lato sensu, há as especializações em Controladoria e Gestão Tributária; em Auditoria e Perícia; em Comércio Exterior e Agronegócio; e em Gestão de Negócios em Cooperativas. Também são ofertados o MBA Executivo em Agrofinanças; MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios; MBA em Economia e Gestão Empresarial; MBA Executivo em Finanças, Ofícios Bancários e Mercado de Capitais; MBA em Marketing e Gestão de Negócios; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas; MBA em Gestão de Pessoas; e o MBA em Gestão Empresarial de Cerealistas. Ainda, na pós-graduação stricto sensu, a unidade tem o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), com o Mestrado em Administração.

Segundo o diretor da Feac, professor Me. Eloi Dalla Vecchia, a Feac tem uma grande história. “São 60 anos de formação de capital humano. Nos contatos que se tem com a comunidade e com o meio empresarial, não só em Passo Fundo, mas também na região, no estado e até no país, percebemos quantos de nossos egressos estão inseridos no mercado, em todos os segmentos da economia, da indústria, do agronegócio e do comércio, como empreendedores, inclusive em altos postos de carreira. Para os professores, colaboradores e para a própria UPF, é muito gratificante ver que a formação tem sido um sucesso”, comenta.

Extensão comunitária
A Faculdade é composta de diferenciais que enriquecem a produção do ensino. Dalla Vecchia destaca a qualificação do corpo docente dos cursos. “Cerca de 80% dos nossos professores são mestres ou doutores. Além disso, eles atuam no mercado de trabalho, trazendo para a sala de aula exemplos atualizados do andamento da sociedade, da economia e da ciência, o que contribui com a formação dos acadêmicos”, disse.

Ações para e com a comunidade também são executadas através dos projetos da Feac. Um deles é o Centro de Pesquisa e Extensão (Cepeac), o qual tem como propósito desenvolver, coordenar e integrar as ações de pesquisa, pós-graduação, extensão e de interação da unidade com a população, sendo uma das atividades realizadas o estudo do preço da cesta básica de Passo Fundo e de municípios da região.

Já o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) visa orientar contribuintes de baixa renda, microempreendedores individuais e sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não teriam acesso a orientações contábeis e fiscais básicas. O projeto, criado em parceria com a Receita Federal, é considerado referência nacional e internacional, e auxilia, por exemplo, na Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) quando necessário.

O diretor Dalla Vecchia cita a importância desses e de outros projetos da unidade acadêmica. “A UPF se faz por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, e os projetos como o Cepeac, o NAF, o Projeto de assessoria às empresas incubadas no UPF Parque e o Projeto Feira Ecológica UPF representam a extensão, que se caracteriza como a forma de levar até a comunidade o que é produzido tanto na pesquisa quanto no ensino. Então, penso que isso é um complemento importante para que os cursos da Universidade sejam vistos externamente. Acredito que a Feac está exercendo seu papel com a sociedade”, pensa.

Educação continuada
Com 60 anos de história, a Feac sempre foi formada não só de um leque de cursos de graduação e tecnólogos, mas também de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em diversas áreas, tais como das ciências da administração, ciências econômicas, ciências contábeis, entre outras. “Atualmente, temos vários cursos de pós-graduação em andamento”, conta Dalla Vecchia.

Dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), modalidade mestrado, tem como área de concentração a gestão estratégica das organizações, contemplando estudos com ênfase na geração de conhecimento sobre as organizações e sua relação com o desenvolvimento da sociedade. De acordo com o diretor da Feac, o PPGAdm valoriza e cria um campo de trabalho para os discentes, o que é de suma importância, uma vez que, com isso, são abertos caminhos que relacionam a graduação e a pós-graduação lato sensu.

Momentos para festejar
Para celebrar as seis décadas da Feac, no decorrer de 2017, está sendo realizada uma programação com atividades e ações alusivas aos 60 anos. No dia 20 de outubro, no Salão Cristal do Clube Comercial, ocorre um jantar-baile comemorativo, no qual devem ser feitas homenagens a ex-reitores, ex-vice-reitores, ex-diretores e às primeiras turmas. Em novembro, atividades esportivas serão realizadas no ginásio do Colégio Notre Dame e um evento com food trucks deve reunir a comunidade acadêmica no Gran Palazzo Centro de Eventos. Simultaneamente, haverá o Encontro de Turmas de Egressos dos Cursos da Feac.

Dalla Vecchia menciona que o intuito das festividades é o de comemorar. “A Feac é uma das fundadoras da UPF, já que em 2018 a Instituição completará 50 anos, ou seja, são 11 anos a mais de existência. São seis décadas de trabalho na Faculdade, local onde muita gente passou. Estamos envolvendo os professores e os alunos em diversas ações que festejam o aniversário. Ficamos contentes e felizes pelo engajamento de todos”, pontua.

Foto: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 11 outubro 2017 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop