Papa Bento XVI promulga decreto que abre caminho para antecipar o conclave

Postado em 26 fevereiro 2013 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Papa Bento XVI, que renunciará na próxima quinta-feira, promulgou nesta segunda-feira um decreto (“motu propio”) que dá a faculdade aos cardeais para antecipar o conclave para eleger seu sucessor.

O ‘motu propio’ “concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se estiverem presentes todos os cardeais e também (a faculdade) de adiá-lo em até 30 dias” depois do início da chamada “sede vacante”, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Normalmente o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da declaração da “sede vacante”, que neste caso será anunciada na quinta-feira às 19h GMT (16h, no horário de Brasília).

“Deixo, no entanto, ao Colégio de Cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se for constatada a presença de todos os cardeais eleitores no Vaticano”, afirma o texto do decreto papal, escrito em latim.

O Papa Bento XVI também decidiu entregar “exclusivamente” a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como “Vatileaks”.

“O Santo Padre decidiu que os resultados deste relatório, cujo conteúdo apenas Sua Santidade conhece, permaneçam exclusivamente à disposição do novo Pontífice”, informa uma nota oficial do Vaticano. “Se conclui assim a tarefa da comissão investigadora”, explicou o porta-voz papal, padre Federico Lombardi.

Bento XVI encomendou em abril do ano passado a três cardeais veteranos uma investigação sobre o vazamento de documentos internos e confidenciais do Papa à imprensa italiana. O caso, que provocou a detenção e a condenação do mordomo pessoal do pontífice, Paolo Gabriele, revelou as tensões e os conflitos internos sobre vários assuntos na Cúria Roma.

A última missa

Neste domingo, Bento XVI realizou a última oração do Ângelus na Praça de São Pedro para milhares de fiéis antes da histórica renúncia ao pontificado, que chega ao fim em um clima tenso pelas revelações sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências na Cúria Romana.

AFP

Postado em 26 fevereiro 2013 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop