PASSO FUNDO – Vereador recua de projeto para retirada da Caravela

Postado em 03 outubro 2017 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Parlamentar entendeu que maioria das opiniões foi contrária a essa possibilidade.

Tema amplamente discutido na comunidade local, no primeiro semestre, o Projeto de Lei que autorizava o Executivo a retirar o monumento da Caravela do trevo do Boqueirão não tramita mais na Câmara. Na sessão plenária desta quarta-feira (27), o vereador Ronaldo Rosa (SD) confirmou na tribuna do Legislativo que tomou a decisão de retirar a proposição, apesar de seguir com a mesma visão quanto a questão.

Dizendo-se satisfeito com a repercussão que a proposta gerou, permitindo a discussão sobre o assunto, ponderou que uma parcela maior da comunidade acredita que o monumento deve continuar no local, identificando o bairro Boqueirão. Por isso, mesmo mantendo sua opinião sobre a retirada, definiu transformar o PL em uma Indicação ao Executivo embasada na necessidade de revitalizar a estrutura.

Nessa quarta-feira, o parlamentar esteve no local, juntamente com a secretária de Inovação e Captação de Recursos, Karine Knob, conversando sobre alternativas na revitalização do canteiro e a recuperação da Caravela. “Recebi apoio da comunidade sobre a minha ideia, mas a maioria se posicionou contrário. Respeito a vontade dos passo-fundenses, a caravela permanece no local e a partir de agora vou fazer todos os esforços para recuperar aquele espaço”, disse.

Conforme ele, o objetivo é defender a revitalização do espaço onde fica localizado o monumento, criando uma praça de convivência com a instalação de bancos e mesas, para que a comunidade possa ter mais uma opção de lazer e entretenimento. “Inclusive, criando uma barreira para evitar que moradores de rua continuem dormindo no local e provocando danos na estrutura do monumento. A ideia é transformar a caravela em um projeto sustentável”, comenta.

De acordo com o parlamentar, em um segundo momento, poderá sugerir à parceria público-privada e buscar recursos públicos, através de emendas parlamentares, para desenvolver um projeto mais complexo de recuperação no monumento.

A Caravela foi construída em 2000, representando os 500 anos da chegada dos portugueses no Brasil. Quando propôs o projeto -que permitiria a retirada caso houvesse o interesse da Prefeitura-, o vereador justificou que o monumento não cumpre com o objetivo a partir do qual foi construído, que era servir como um ponto turístico.

Diário da Manhã

Postado em 03 outubro 2017 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop