Seminário a Obsolescência Programada e Lixo Eletrônico

Postado em 25 abril 2012 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

CARAZINHO – Alunos da disciplina Custos de Produção participaram de um seminário no Miniauditório da ULBRA Carazinho, na ocasião foram apresentados os trabalhos de pesquisa elaborados pelos acadêmicos de Engenharia de Produção.

O Seminário sobre a Obsolescência Programada e o Lixo Eletrônico abordou assuntos pertinentes as novas tecnologias e seu descarte adequado. “As impressoras praticamente são descartáveis, os telefones celulares ficam fora de linha num curto espaço de tempo. As televisões quebram rapidamente, já as lâmpadas apresentam uma vida útil definida e as baterias acabam cada vez mais rápido. Enfim, a corrida pelo consumo e pelos lucros está gerando uma questão comercial em diversos segmentos, cada vez mais comum: a chamada obsolescência programada”, explicou o professor Mario.

Conforme o docente, se buscarmos um pouco da nossa memória, vamos ver que nos tempos de nosso pais e avós, os produtos duravam bem mais tempo comparativamente com os produtos de hoje, realidade esta que está se alterando num processo rápido. “Todo ano surge um novo produto cujo consumidor é inspirado a desejá-lo e isto está criando um novo modelo de consumo imediato. Essa velocidade de consumo coloca em cheque umas das bandeiras do século 21: a sustentabilidade. Assim, discutir esses assuntos na busca de soluções é fundamental para a nossa e próximas gerações.”, explanou Mario durante o Seminário.

Fonte: Ulbra

Postado em 25 abril 2012 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop