CRUZ ALTA – Presente no Parque

Postado em 28 setembro 2017 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Unicruz promove eventos técnicos na 14ª Fenatrigo para qualificação das atividades do campo.

A Unicruz mais uma vez é parceira na realização da Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo). E como tal, está à frente da organização de uma série de eventos técnicos que visam contribuir com o desenvolvimento rural. O trabalho da comissão formada por docentes da Unicruz, presidência da Fenatrigo e membros do Sindicato Rural iniciou em maio. São meses de preparação para alcançar no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta o objetivo de contribuir com a qualificação das atividades do campo.

A organização dos eventos passou por uma rigorosa escolha dos temas a serem abordados. Optou-se por questões consideradas fundamentais de serem trazidas para a discussão neste momento. Da produção de carne à cadeia produtiva do trigo, passando pela gestão da propriedade rural, todas as temáticas contemplam aspectos importantes para a comunidade técnica, acadêmica e de produtores rurais. “Nossa intenção é contribuir na busca pelo desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio regional e para isso pensamos em trazer tecnologia e inovação”, explica a professora Daniele Araldi, do curso de Medicina Veterinária e uma das coordenadoras da Comissão dos Eventos Técnicos.

Para tanto, os projetos desenvolvidos na área de produção animal da Unicruz são a base do que vai ser levado a esses eventos. “Enxergamos uma grande oportunidade de estar junto com a comunidade, cumprindo um dos nossos objetivos que é a extensão através da apresentação do que estamos produzindo e testando dentro da Universidade e que pode contribuir com as propriedades rurais. O nosso foco na área de produção animal é justamente criar alternativas para o produtor poder intensificar os sistemas de produção, com integração lavoura pecuária”, salienta a professora.

Ela também destaca a oportunidade ímpar de qualificação para os acadêmicos das ciências agrárias, como o caso dos alunos de Medicina Veterinária da Unicruz, envolvidos na organização. “É uma possibilidade dos nossos alunos acompanharem os cursos e também estarem em contato com animais de genética superior que vêm de várias localidades aqui da região, de cabanhas renomadas, podendo utilizar esses animais em cursos práticos e agregar conhecimento”.

A programação dos eventos técnicos da 14ª Fenatrigo começa na quarta (27) à noite com o Fórum de Produção Pecuária Corte, onde vai ser discutida a produção de carne de qualidade e os sistemas intensivos de produção. A equipe técnica da área de produção animal da Unicruz vai apresentar resultados de pesquisas conduzidas este ano. Na quinta (28) a programação inicia cedo com curso de seleção e julgamento da raça Angus de manhã. Nesse dia também começam as oficinas do Senar e Unicruz, todas práticas com duração de 30 minutos, focadas em nutrição e morfologia de bovinos de leite. Essas oficinas estão programadas em vários horários de quinta a sábado. No dia 28 à tardinha, haverá palestra sobre barragens de terra e lançamento do projeto “Hidrorégua”, do Engenheiro Agrônomo Silvio Franco. À noite, um painel abordará a agropecuária do futuro, inovação, gestão e sucessão, em parceria com a Comissão Jovem do Sindicato Rural de Cruz Alta. Na sexta (29), está programado o curso de atualização e julgamento das raças Hereford e Braford e o Seminário do Trigo, um dos pontos altos da Feira, com reunião da Câmara Setorial do Trigo.

Na sexta à noite, acontece o 5º Fórum de Desenvolvimento Rural, parceria do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Unicruz com a Fenatrigo e Rentagro. “Serão dois painéis que tem como objetivo a abordagem jurídica na temática do desenvolvimento rural, sob os aspectos dos contratos agrários, trabalhistas e tributários. O primeiro painel será desenvolvido pela Rentagro que trabalha com gestão da propriedade rural e na sequência o nosso convidado, Dr. Wellington Pacheco Barros, que é referência sobre o tema, tem vários livros publicados sobre essa temática, vai abordar contratos agrários no Brasil, com proposta de atualização dessa legislação vigente até o momento”, explica a professora Claudia Mera, do Mestrado em Desenvolvimento Rural.

Assim como a Área de Produção Animal da Unicruz, o Mestrado em Desenvolvimento Rural tem participado de todas as edições da Fenatrigo, seja através de aula inaugural ou nas discussões dos Fóruns de Desenvolvimento Rural. Uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e vivências com a comunidade externa e oportunizar aos acadêmicos da graduação e pós-graduação da Unicruz o aprofundamento do seu aprendizado.

Atrações no estande
O tradicional estande da Unicruz já está preparado para receber os visitantes da Fenatrigo. O espaço, situado em uma das avenidas principais do Parque de Exposições, irá reservar atividades para todos os tipos de público: teste vocacional gratuito, exibição de vídeos, pré-inscrições para o Vestibular de Verão a valor promocional, informações sobre cursos de graduação e pós-graduação e distribuição de brindes. A Reitoria também marcará presença em alguns dias da Feira e deve receber no gabinete itinerante a presença de lideranças e autoridades.

Agência Experimental de Comunicação da Unicruz

Postado em 28 setembro 2017 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop