CRUZ ALTA – Reciclando ideias

Postado em 26 setembro 2017 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Catadores da região se encontram no Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí.

O Fórum de Sustentabilidade foi pensado de forma a integrar os municípios da região, que devem crescer juntos através dos debates e formações – e com o IV Encontro Regional de Catadores não poderia ser diferente. Na terça (19), profissionais de quatro cidades se juntaram aos de Cruz Alta para mais uma tarde de formação. Participaram catadores de Ibirubá, Tupanciretã, Ijuí e Giruá.

Assim como segunda-feira (18), os trabalhadores puderam aproveitar os conhecimentos do educador social Francisco Marcos Ferreira e do assessor de projetos Douglas Filgueiras de Lima, ambos membros da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). Francisco explicou que o foco da formação é a cadeia produtiva de negócios dentro da perspectiva do pós-consumo, principalmente sobre Logística Reversa.

Com essa aula, os visitantes esperam que os catadores da região consigam se perceber dentro desse ciclo – nas palavras de Ferreira, “se percebam como um elo nessa cadeia”, mas não só isso, como “consigam também avançar dentro da cadeia”. Empoderando os catadores, esperam facilitar para que eles possam vender seus materiais direto às indústrias, sem intermediário. “Isso traz mais renda para eles e garante a destinação correta do lixo”, aponta o educador.

A professora Isadora Virgolin, uma das coordenadoras da Inatecsocial e do projeto Profissão Catador, relembra que o Encontro Regional de Catadores sempre acontece junto do Fórum. “A ideia é criar um espaço de formação e que nesse aspecto possam refletir, discutindo questões relacionadas ao trabalho da catação”, explica. “Também é importante discutir sobre o trabalho associativo, as dificuldades e potencialidades desse trabalho e, claro, o papel do catador dentro da cadeia, além da importância desse papel”.

Agência Experimental de Comunicação/Unicruz

Postado em 26 setembro 2017 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop