NÃO-ME-TOQUE – Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, 27 anos de história

Postado em 23 setembro 2017 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Para comemorar os 27 anos de história da Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo preparou uma programação especial e convida a toda comunidade para comemorar e conhecer um pouco mais deste ponto turístico de nosso Município.

A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl pertence a 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS e está incluída no cadastro Nacional de Museus desde 2006. Possui no seu acervo: indumentárias, iconografias, objetos de uso pessoal, objetos decorativos, instrumentos musicais, máquinas, utensílios domésticos, numismática, tesserologia, medalhística, arte sacra, regionalismo, livros, revistas, jornais locais, relatos escritos, quadros e documentos, registros orais gravados em cassete e VHS, DVDs e uma variedade de documentos, “comprovando a trajetória histórica desta Terra e deste povo, da Região do Alto Jacuí” (Sandra Cunha, historiadora).

Dr. Otto Stahl
O Dr. Otto Stahl, sua esposa Wilma e a filha Brunhilda residiram nesta casa desde o ano de 1929 até meados dos anos 60. Ele foi o fundador dos dois hospitais existentes até hoje em Não-Me-Toque, onde clinicou por muitos anos. Destacou-se também como presidente do Clube União local e na fundação do Ginásio São Francisco Solano. Na vida política, foi o vereador mais votado e presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 1955 a 1957. Foi presidente da Comissão de Emancipação do município. Representou o Governador do Estado em 1955, na ocasião da solenidade alusiva à Instalação da Nova Comarca de Não-Me-Toque. Recepcionou autoridades que visitaram o nosso município: o Príncipe Bernhard da Holanda e o Governador do Estado Leonel Brizola. Após muitos anos dedicados à medicina, Dr. Otto despediu-se da profissão em 1962, recebendo inúmeras homenagens. Em 22 de setembro de 1990, numa justa homenagem ao Dr. Otto, esta casa, onde viveu, foi transformada em “Casa da Cultura Dr. Otto Stahl”.

A comemoração acontece no sábado, 23 de setembro, das 14 às 18h, com diversas atividades para a comunidade, dentre elas:
1º Tour na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl
Apresentações das Oficinas de violão, flauta, corais e Banda Marcial
Apresentação das alunas da I9 Academia e Academia da Dóris
Espetáculo teatral Faixa de Graça – Grupo Ritornelo
Apresentação da CIA de Danças WJ Fitness
Feira de Artesanato.
Participação Especial do Capitão América
Venha se divertir e comemorar com a gente

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque

Postado em 23 setembro 2017 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop