PASSO FUNDO – Vem aí a 15ª Feira de Ciências UPF e a 11ª Mostra de Inovação Tecnológica

Postado em 21 setembro 2017 07:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Inscrições de trabalhos já estão abertas em www.upf.br/feiradeciencias

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a 15ª Feira de Ciências UPF e a 11ª Mostra de Inovação Tecnológica. Tendo como tema “Turismo e sustentabilidade: valorização do patrimônio cultural na perspectiva econômica, social e ambiental”, os eventos buscam, junto às escolas das diferentes redes de ensino, trabalhos de pesquisa que abordem temáticas referentes às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas, com o objetivo de incentivar e divulgar os conhecimentos construídos no cenário das grandes questões sociais.

Interessados em participar já podem se inscrever no site www.upf.br/feiradeciencias. No mesmo endereço eletrônico, também é possível conferir os prazos de avaliação dos projetos e dos vídeos dos trabalhos de pesquisa, bem como da divulgação dos classificados.

A nova edição da Feira e da Mostra acontece em 8 de novembro, às 8h, no Centro de Eventos, Campus I, com a entrega de materiais e montagem dos projetos. Às 9h30min, os trabalhos serão avaliados, e, às 18h, ocorrerá a premiação das categorias: Prêmio Pesquisador Júnior; Prêmio Jovem Pesquisador, e Prêmio Jovem Técnico Pesquisador.

Conforme os coordenadores do evento, professores Rejane P. Quedi e Ademar Lauxen, o tema da Feira baseia-se nos indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU), que, para o ano de 2017, reconhece o potencial do turismo no que tange ao desenvolvimento sustentável, de maneira a agregar a essa atividade a oportunidade de geração de emprego, reduzindo a pobreza e promovendo o desenvolvimento e a inclusão social. “Desse modo, a UPF, dentro do seu propósito de oportunizar a integração da Universidade com a educação básica e o ensino técnico, desenvolve a Feira de Ciências e a Mostra de Inovação Tecnológica, oportunizando que escolas, professores e estudantes mostrem os trabalhos que são realizados no âmbito de suas instituições, dando visibilidade ao processo de construção e pesquisa por eles desenvolvido”, comentaram os docentes.

Saiba mais sobre as atividades:

15ª Feira de Ciências
A Feira de Ciências UPF é uma atividade técnico-científico-cultural que se destina a aproximar a Universidade da escola e da comunidade e estabelecer a união entre os estudantes do Ensino Médio, do Ensino Técnico, da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de oito anos, ou do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de nove anos, regularmente matriculados nas unidades da rede pública e particular. Com a finalidade de desenvolver e apoiar políticas para a educação científica dos alunos pré-universitários, o evento oportuniza a esse público a condição de mostrar, por meio de trabalhos de investigação, sua originalidade e criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de pesquisa, visando sua autonomia intelectual.

11ª Mostra de Inovação Tecnológica
A Mostra de Inovação Tecnológica é destinada aos inventores independentes, e, dentre os seus objetivos, possibilita um espaço para a socialização de trabalhos, além de oportunizar a vivência de situações práticas e o intercâmbio de experiências, estimulando o contato desse público-alvo com os órgãos oficiais de registro de marcas e patentes.

Informações
Outros detalhes sobre a Feira de Ciências UPF e a Mostra de Inovação Tecnológica, tais como regimentos e editais, podem ser obtidos na página www.upf.br/feiradeciencias.

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Postado em 21 setembro 2017 07:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop