CRUZ ALTA – Colaboradores participam de formação sobre acessibilidade e inclusão

Postado em 18 setembro 2017 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Unicruz avançou mais uma etapa na política de tornar o Ensino Superior um espaço plural. O setor de Recursos Humanos, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unicruz (Naiu), deu início hoje (13) à tarde, no Salão Nobre, a uma formação para colaboradores. A professora responsável pelo Naiu, Vaneza Peranzoni, apresentou estatísticas da comunidade acadêmica, as melhorias e adequações realizadas no Campus Universitário e mostrou como auxiliar colegas de trabalho e alunos que possam ter necessidades especiais. “Quando precisarem atender pessoas, atendam com tranquilidade, naturalidade, respeitando os outros. Incluir é isso, é se desvestir de pré-conceitos e preconceitos”, salientou a docente.

No público também estavam funcionários contratados após terem participado do Aprendiz Especial, programa criado pela Unicruz para capacitar pessoas com deficiências para o mercado de trabalho. Fabricio Guterres e Jorge Lima relataram suas experiências e contribuíram dando dicas práticas de acessibilidade assistida. Além de promover obras que favoreçam a locomoção e o acesso aos prédios do Campus, como rampas, elevador e piso tátil, a Instituição também oferece uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Somos uma das universidades pioneiras em atender pessoas com deficiência. E detalhe: fazemos isso muito bem. Setores como a Biblioteca e a Secretaria Acadêmica dispensam o meu acompanhamento. Os colegas conseguem se comunicar bem em Libras”, disse a professora e intérprete de Libras Márcia Lamaison, que também participou da atividade.

Outras edições da formação para colaboradores devem acontecer ao decorrer do mês de setembro, até que contemple a totalidade do corpo técnico-funcional.

Unicruz

Postado em 18 setembro 2017 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop