TAPERA – Alunos participam de atividades práticas do projeto A Cidade Visita o Campo

Postado em 16 setembro 2017 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Iniciou nesta semana a parte prática do projeto A Cidade visita o Campo. Na tarde de quarta-feira, 13/09, os alunos de 8º e 9º anos das escolas municipais Francisca Cerutti e João Batista Mocelin estiveram na propriedade de Selmira e Romeu Machado para acompanhar o trabalho e aprender mais sobre a vida no campo. Na quinta-feira, 14, os estudantes da escola Presidente Costa e Silva receberam as instruções do casal.

Romeu falou aos jovens sobre o plantio da mandioca e contou que, sozinho, planta cerca de duas mil ramas por dia. Os jovens ajudaram a plantar algumas ramas de mandioca. Selmira falou sobre as hortaliças produzidas e contou que a família começou produzindo em apenas 1,5 hectares e hoje já possui 10 hectares: “começamos vendendo na Feira do Produtor e tudo o que temos hoje foi adquirido com o dinheiro resultante do nosso trabalho”, argumentou.

A diretora de Agronegócio e Meio Ambiente, Délcia Maldaner, enfatizou que o projeto inicia agora e deve continuar no próximo ano, que o intuito é incentivar os jovens a produzirem alimentos e chás em suas casas: “queremos mostrar que é possível fazer um pequeno canteiro de chás no quintal de casa ou plantar uma árvore frutífera”, argumentou. O secretário de Desenvolvimento, Renato Luiz Cassol, comentou que os alimentos consumidos na cidade saem do campo e que é importante os alunos terem esse conhecimento.

Segundo a extensionista da Emater, Catiéli Klein, a parceria com a Administração Municipal é muito importante, pois está de encontro com a missão da Emater que é promover o desenvolvimento rural sustentável, produzindo os alimentos de forma mais saudável.

O prefeito Volmar Helmut Kuhn também participou da atividade e falou aos jovens sobre a vida no meio rural: “eu sou agricultor e moro no interior há 33 anos. Na minha propriedade, nós temos tambo de leite e acordamos às 5h para começar a ordenha”, contou. “Vocês moram numa cidade bastante agrícola, mas tem gente q não conhece o interior e não sabe como funciona o agronegócio. Tudo, praticamente, sai da agricultura. E é isso que o projeto quer mostrar a vocês: o trabalho que o produtor tem até o alimento estar na mesa das pessoas. Não é apenas plantar a rama de mandioca, tem que mexer a terra, arrancar o inço, colher a mandioca e descascar. É bastante serviço”, comentou.

O projeto teve início em agosto e está sendo realizado pela Administração Municipal, através das secretarias de Educação e Desenvolvimento, com apoio do agricultor e ex-prefeito Ireneu Orth, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores.

Michelle Corazza – Assessora de Comunicação Prefeitura de Tapera

Postado em 16 setembro 2017 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop