CRUZ ALTA – I Encontro de Salmistas deve reunir mais de 200 participantes

Postado em 16 setembro 2017 06:52 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Neste sábado, dia 16 de setembro, a Diocese de Cruz Alta realiza o I Encontro de Formação em Salmos. Cerca de 200 participantes são esperados para um dia de aprendizado e troca de experiências.

O início está marcado para as 08h30min, estendendo-se até as 16h, no salão paroquial da Catedral. Este encontro será ministrado pela equipe de salmos da Diocese de Montenegro.

De acordo com Renati Machiavelli, Coordenadora da Equipe Diocesana de Canto, este será uma ocasião para o reconhecimento das pessoas que atuam nas comunidades. Segundo ela, o encontro proporcionará a formação e o aprimoramento daqueles que participam da animação musical, os salmistas e dos liturgistas que atuam nas comunidades. “A grande novidade será a parte da formação, que irá aumentar e melhorar o conhecimento dos salmos, não somente no que se refere às melodias. Trabalhará também por um momento a espiritualidade da voz”, explica.

Pela manhã será trabalhada a parte formativa: estilo literário dos salmos, a espiritualidade da voz, os refrões orantes, e o salmo na liturgia. À tarde serão realizadas oficinas para salmistas, e a partilha dos trabalhos das oficinas.

“A Diocese vai em passos largos organizando os salmistas nas comunidades. Em todas as comunidades não se substitui o salmo do dia por cantos meditativos. O salmo é parte integrante da liturgia da Palavra e, como tal, tem tido sua real importância. Diante desta tomada de consciência da importância do salmo, estão se organizando os salmistas. A grande maioria das comunidades dispõe de um salmista, que exerce o serviço de proclamar ou cantar o salmo deforma digna, como convém na Liturgia”, comenta.

O valor da inscrição é de R$ 20,00 (que inclui almoço) e deve ser feita nas secretarias paroquiais.

Postado em 16 setembro 2017 06:52 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop