PASSO FUNDO – Tiago Perez presente no Itaipu Challenge Sunset 2017

Postado em 13 setembro 2017 14:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Itaipu, a segunda maior usina hidroelétrica do mundo, foi o cenário para o desafiador Challenge Sunset 2017, competição em que Tiago Perez, atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF), conquistou a 20ª colocação na categoria, com o tempo de 6h27min. A prova foi realizada no sábado, 9 de setembro, sendo composta de vários desafios que testaram o limite dos triatletas presentes.

Conforme Perez, o evento contou com a participação dos principais nomes do país em provas de longa distância, como Marcus Fernandas, Luiz Francisco Ferreira, Felipe Santos, Paulo Maciel, Ifui Vinuto, Flávio Queiroga, Luiz Ohde, entre outros. “Sem dúvida nenhuma, o Challenge Sunset teve todos os motivos para ser considerado o evento esportivo mais exótico do país, com a largada e a 1ª transição acontecendo no Paraguai, e o percurso do ciclismo transitando e cruzando a fronteira entre o Paraguai e o Brasil algumas vezes ao longo dos 90 km de ciclismo. Já em solo brasileiro, foi possível correr os 21 km durante a noite dentro do incrível complexo de Itaipu”, comentou.

Essa foi a estreia de Tiago no triathlon. “Nos dias que antecederam o Challenge, estava muito nervoso, por se tratar da minha primeira prova oficial de triathlon. Foi um grande desafio, mas, após a largada, permaneci concentrado, buscando o melhor desempenho possível e focando apenas na modalidade que estava executando. Saí bem do trecho de natação. Posteriormente, comecei bem o trecho de ciclismo, dividido em três voltas, mas senti o cansaço na última volta, devido a um erro cometido em relação à alimentação e à hidratação. Para finalizar, ainda restavam os 21 km de corrida, nos quais fiz uma etapa mediana, sofrendo com dores abdominais em virtude do grande esforço imprimido e também de resquícios deixados dos 42 km da Mizuno Uphill, que havia acontecido apenas sete dias antes”, relatou o atleta.

Preparação contínua

A competição trouxe bons momentos para Perez. “Esperava ter concluído o desafio na casa das 5 horas, mas não foi possível. Dei o meu melhor ao longo de toda a prova. Ao me aproximar da chegada, fui surpreendido por meus pais e minha namorada, que me esperavam por horas. Cruzamos a linha de chegada juntos, de mãos dadas”, comentou.

Agora, ele se prepara para os futuros eventos. “Existem diversos pontos a serem ajustados para que eu possa realizar meu sonho de me tornar um Ironman no final do ano: corrigir as falhas técnicas cometidas, principalmente pelo desconhecimento, e evoluir e continuar firme nos treinamentos. Com certeza, estou feliz pelo resultado. Consegui atingir o primeiro grande objetivo do ano. Ainda tenho aproximadamente 13 semanas de treinamento rumo ao Ironman Mar Del Plata, que ocorrerá no dia 3 de dezembro. Não medirei esforços para alcançar meus objetivos. Sei que o caminho a ser percorrido é duro, mas com empenho e dedicação, conseguirei me tornar um verdadeiro Ironman”, pensa.

Por fim, Tiago Perez agradece aos seus pais e familiares, à namorada e aos amigos que o acompanharam nos últimos dias. “Agradeço a todos e aos meus patrocinadores e treinadores, que tornam possível a minha participação em competições internacionais como essa, e que, principalmente, acreditam no meu potencial e nos meus sonhos. Muito obrigado aos amigos que torcem pelo meu sucesso. Foram inúmeras mensagens de apoio e incentivo. Com certeza, tudo isso faz a diferença nas horas de cansaço”, destaca, mencionando que, em breve, retomará os treinos em preparação ao X Terra Brasil, que será realizado na cidade de Ponta Grossa (PR), nos dias 14 e 15 de outubro.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 13 setembro 2017 14:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop