PEJUÇARA – Aeroporto Regional tem condições favoráveis para ser incluído no PAC Aeroviário do governo federal

Postado em 19 fevereiro 2013 14:52 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As condições para incluir o projeto do Aeroporto Regional de Pejuçara no PAC Aeroviário do governo federal são significativamente favoráveis, conforme o projeto de engenharia que se encontra na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), do governo do Estado. O memorial descritivo e as peças gráficas que fazem parte do projeto de engenharia foram elaborados pela empresa Engeplus Engenharia e Consultoria, entre dezembro de 2010 e março de 2011, ao custo contratual de R$ 100 mil.

A planta baixa do aeroporto contendo o projeto geométrico da pista de pouso e decolagem foi trazida até o gabinete do prefeito de Pejuçara Eduardo Buzzatti, pelo Secretário Adjunto de Desenvolvimento da Prefeitura de Cruz Alta Francisco Noronha Neto e o Vice-presidente da Câmara vereador Gustavo Bilibio. O momento, segundo os representantes do Executivo e Legislativo cruz-altense, é de “buscar uma mobilização das regiões do Alto Jacuí, através da Amaja, e do Planalto Médio e Missões, através da Amuplam”. É necessária a mobilização das associações para inclusão do projeto no PAC 2.

Está prevista a construção de 270 aeroportos regionais com investimento de R$ 7,3 bilhões, dentro do plano aeroviário anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. Conforme o Secretário Francisco Noronha, o projeto em Pejuçara está pronto para ser executado. “Ele depende apenas da vontade política do governo e da manifestação de apoio das Prefeituras, Câmaras e diversas instituições representando segmentos do comércio, indústria, agricultura e educação, entre outros” argumentou. A intenção do governo é incentivar a aviação regional através da implantação de novas rotas ligando a população do interior aos grandes centros.

Cruz Alta e Pejuçara fazem parte do centro geográfico do aeroporto regional. Por isso, enquanto a administração cruz-altense se propôs a levar o projeto para conhecimento dos municípios do Alto Jacuí, o prefeito de Pejuçara Eduardo Buzzatti estará intervindo junto aos prefeitos e demais agentes políticos da região da Amuplam. “O importante é mostrar os aspectos diferenciais que estão a favor da construção do aeroporto em Pejuçara” justificou o secretário Francisco Noronha.

No caso do aeroporto regional, em Pejuçara, a localização topográfica mostrou-se excelente com um desnível de apenas 5%, o que na análise do projeto, vai exigir muito pouco de terraplenagem. A pista terá 3.000 metros de extensão, maior que a do Salgado Filho, em Porto Alegre, que é de 2.400m, servindo sem restrições para todo o tipo de aeronave. O clima é outro ponto favorável. De acordo com o levantamento pluviométrico, as condições para pouso e decolagem chegam a 86% dos dias do ano, muito superior ao aeroporto de Santa Maria, que é de apenas 50%.

“Tudo o que foi descrito no relatório do projeto coloca em destaque a existência de um grande potencial técnico para a futura construção deste aeroporto, em Pejuçara, com área de abrangência em duas grandes regiões” comentou o vereador Gustavo Bilibio. Trazer este projeto para a agenda política, neste momento em que uma série de iniciativas estão sendo tomadas para resolver os gargalos da infraestrutura no país e no Estado, de acordo com o prefeito Eduardo Buzzatti, passa pela compreensão de que existe uma alternativa viável para beneficiar toda a região.

(jornal Tribuna do Alto Jacuí)

Postado em 19 fevereiro 2013 14:52 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop