NÃO-ME-TOQUE – Vida saudável, desfrute você também

Postado em 02 setembro 2017 07:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Fazer exercícios regularmente é algo que todos os médicos, fisioterapeutas e profissionais da área de saúde recomendam para quase todas as pessoas. As exceções ficam por conta de situações clínicas que dificultam ou impedem a prática de alguma atividade.

É consenso de que nosso corpo funciona melhor quando está sempre em movimento. Os músculos se desenvolvem melhor quando são mais requisitados, todo o sistema circulatório tende a se adaptar à maior necessidade de suprir oxigênio durante as atividades físicas e para tudo no corpo a lógica parece ser a mesma.

Os benefícios são inúmeros, melhora cardiovascular, diminuição do risco de morte por diabetes do tipo II e câncer de cólon, redução da hipertensão, da depressão, da ansiedade e do estresse. Atividades físicas regulares também ajudam no controle do peso corporal, contribuem para o bom funcionamento músculo-esquelético e melhoram a mobilidade.

Para auxiliar os não-me-toquenses a ter uma vida mais saudável, a Secretaria de Saúde oferece atividades gratuitas junto a Academia de Saúde da Praça Central Dr. Otto Schmiedt com instrução da Professora Ana Paula Zarth.

O conjunto de equipamentos das Academias de Saúde ao ar livre, semelhantes aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, forma um circuito com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares. Os aparelhos permitem uma variação de movimentos diferentes e, por serem usados por pessoas de todos os tamanhos e idades, não necessitam de ajuste. Enquanto alguns trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo, outros contam com o auxílio de pesos, fixados ao aparelho.

O objetivo dos circuitos ao ar livre é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias.

Além dos equipamentos externos, estão disponíveis equipamentos internos para prática de exercício físico como: halteres, caneleiras, bolas, colchonetes e elásticos. As atividades da academia estão integradas aos programas já existentes na Secretaria de Saúde, com o atendimento a hipertensos, diabéticos e grupo de reeducação alimentar, além de atividades para o público em geral.

Os aparelhos externos podem ser usados a qualquer hora pela comunidade, sendo os horários de aulas da Academia de Saúde:

Postado em 02 setembro 2017 07:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop