IBIRUBÁ – Mais que um trabalho: Um sonho concretizado com a energia da Coprel

Postado em 15 fevereiro 2013 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na contramão de grande parte dos jovens que passaram a infância e a adolescência no interior, e que sonham em viver na cidade, a cooperante Raquel Ruppenthal Bandera optou pelo caminho inverso: do trabalho na cidade, retornou ao interior. Assim, ela realizou o sonho pessoal e do marido, Jader Bandera, de possuir o próprio tambo de leite, prosseguindo ainda o trabalho da família, que se dedica à mesma atividade no município de Quinze de Novembro.

Raquel e Jader residem na localidade de Novo Horizonte, em Cruz Alta, e são formados em Agronomia. O curso proporcionou ao casal o conhecimento teórico que hoje é importante em todo o planejamento da propriedade. Raquel, em uma experiência de trabalho prestando assessoria para produtores de leite, teve a certeza de que queria iniciar um tambo próprio. Com o apoio da família e do marido, que ainda trabalha prestando consultoria na área agronômica, mas auxilia na ordenha da manhã e nos finais de semana, Raquel iniciou seu projeto.

A implementação do tambo do leite foi diferenciada, levando três anos para a efetiva produção de leite e entrega do produto. “Toda a propriedade foi baseada no planejamento. Desde o planejamento forrageiro, de alimentação, e todo o planejamento genético para se ter um bom rebanho”, explica Raquel. Enquanto adquiriam animais jovens, o casal também já executou o planejamento alimentar, estocando alimento em forma de feno e silagem e cultivando a área para pastagem, garantindo a alimentação para o rebanho adulto.

Hoje, o casal comemora os primeiros resultados da atividade, que além de ser financeiramente viável, é a realização pessoal e profissional para os jovens. No entanto, Raquel ressalta que, além do planejamento, existe outro fator decisivo para estar trabalhando com pecuária leiteira: a energia elétrica da Coprel. Para ela, “a energia é a ferramenta mais importante na atividade leiteira, que hoje é totalmente mecanizada. Nós precisamos dela pra tornar a atividade mais fácil e o trabalho, mais confortável”.

(Assessoria de Imprensa – Coprel)

Postado em 15 fevereiro 2013 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop