Lançamento da 66º Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima

Postado em 19 agosto 2017 06:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Diocese de Cruz Alta está se preparando para a 66º Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, que acontecerá no dia 08 de outubro. No dia 20 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, será feito o lançamento oficial, no Santuário Nossa Senhora de Fátima e em todas as paróquias da Diocese. A Romaria deste ano tem um especial significado, pois estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, com a celebração dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida, e, em nossa Diocese, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima. O tema escolhido para conduzir nossas reflexões, celebrações, encontros e romaria é “Maria, modelo de vida cristã” e o lema: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Não queremos que a Romaria seja somente um grande evento, que sempre reúne todas as paróquias da Diocese, mas se integre na caminhada pastoral diocesana, que tem como foco a iniciação à vida cristã como eixo articulador de toda a ação evangelizadora. É um convite para aprender de Maria a seguirJesus Cristo.

Após 100 anos de sua aparição em Fátima, a mensagem da Virgem Maria continua atual, com a devida hermenêutica em relação ao contexto eclesial e social de um século atrás. A vida e a mensagem da Virgem Maria não acrescentam nada de novo à revelação do Filho, mas recordam e apontam para Ele, convidando a segui-lo. Em suas seis aparições em Fátima, de 13 de maio a 13 de outubro de 1917, a Virgem do Rosário convida à penitência e à conversão para seguir com fidelidade o Filho.  Apresenta a necessidade de orar e, de modo especial, pede a oração do terço. São João Paulo II recordou-nos que com o terço “o povo cristão frequenta a escola de Maria para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na profundidade de seu amor” (O Rosário da Virgem Maria, 1). Pede, também, a busca da paz, como uma construção que deve empenhar todos os cristãos.

Os casais festeiros da Romaria, que se compreendem como “escolhidos e missionários da Virgem Maria”, estão visitando as paróquias da Diocese e motivando nosso povo a participar deste caminho evangelizador. A Diocese preparou quatro encontros para os grupos de reflexão. Através da leitura orante da bíblia, vamos aprendendo de Maria a seguir os passos de Jesus.Emcada encontro, o centro é a Palavra de Deus, que é proclamada, acolhida,meditada e rezada para iluminar nossa vida de cristãos na família, comunidade esociedade.Também, durante o mês de setembro, cada paróquia motivará suas comunidades com a visita da imagem da Virgem de Fátima, que recebeu da Diocese por ocasião da celebração dos 25 anos da sua instalação, no ano de 1998. Enfim, de 29 de setembro a 07 de outubro teremos a grande novena preparatória na Catedral Diocesana.

Parabéns aos religiosos e religiosas

Neste dia 20 de agosto, bendizemos a Deus pela vida e missão dos religiosos e religiosas na Igreja e no mundo. Identificados com Cristo, inspirados no carisma de seus fundadores, partilhando a vida em pequenas comunidades, doam sua vida no anúncio do Evangelho e na promoção humana, nas pastorais paroquiais, nas escolas, nos hospitais, orfanatos, asilos, cárceres e tantos outros lugares. Nossa gratidão e especial bênção aos religiosos e religiosas que vivem e atuam em nossa Diocese.

Dom Adelar Baruffi – Bispo de Cruz Alta

Postado em 19 agosto 2017 06:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop