NÃO-ME-TOQUE – Instituto Solano inaugura sala do curso técnico em Mecânica

Postado em 25 julho 2017 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Turma que está concluindo Técnico em Mecânica do Solano assumiu projeto de instalação e revitalização do espaço para aulas práticas do curso

Alunos do Técnico em Mecânica do Instituto Estadual São Francisco Solano apresentam projeto de revitalização de espaço que já serviu ao Senai. Máquinas novas e próprias, sala de aula estruturada e auditório. O Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano comemora mais uma conquista neste ano.

Na noite de 5 de julho, os 25 alunos da turma 151, do Curso de Técnico em Mecânica apresentaram seu projeto de conclusão do curso que beneficia as próximas turmas. A apresentação marcou a inauguração informal do prédio onde funciona o curso técnico e onde foi montado o novo auditório da escola.

Sala revitalizada pelos alunos totalmente equipada para aulas práticas

A proposta de realizar o projeto de estágio focado na reforma e instalação dos equipamentos partiu do desafio de montar o novo espaço para as aulas teóricas e práticas, instalando os equipamentos existentes e os novos. O prédio já foi sede da Escola do Senai, mas estava servindo como depósito para o Solano.

Ali ficaram dois aparelhos de solda doados pela Stara, as bancadas e outras ferramentas adquiridas com recursos da escola. No ano passado o Estado destinou recursos para a compra de dois tornos que estavam ainda embalados, aguardando para serem instalados.

Equipamentos para aula prática

A grade curricular do Curso Técnico em Mecânica iniciado no ano de 4/4/2011 (como classe descentralizada do Escola Técnica de Taquara até que o Solano teve aprovado seu próprio curso) é desenvolvida em cinco semestres, sendo que o último é destinado para o trabalho de conclusão.

De acordo com o coordenador, professor Evandro Carlos dos Santos, estão em andamento cinco turmas, uma delas no último semestre, que é dedicado ao estágio.

Máquina de torno nova
– O depósito se transformou em sala de aula para o Curso de Técnico em Mecânica, onde temos equipamentos para aulas práticas de usinagem, ajustagem, corte e solda, além de sala de aula – informou o coordenador.

A revitalização do prédio foi executada com recursos destinados pelo Governo do Estado. Foi executado a troca do forro, telhado, pintura e toda a parte elétrica que garantem o   funcionamento das máquinas para desenvolvimento do trabalho mecânico. Antes, segundo o coordenador, as aulas práticas ocorriam na estrutura do Senai e nas empresas parceiras, de acordo com a disponibilidade para receber os alunos.

Antes da a apresentação do trabalho de conclusão de curso, o coordenador se dirigiu aos alunos das demais turmas destacando a importância da busca pela qualificação profissional, elogiou o trabalho dos professores e fez agradecimentos à direção, que no ato foi representada pela vice-diretora do Solano, Clenice Berres Berghahnn.

Os alunos apresentaram as etapas de revitalização, que foi estudada ao longo do semestre: planejamento do layout do espaço para a instalação de toda estrutura, desde a montagem até a localização das máquinas, extintores, armários e ferramentas.

Nova turma
Entre os dias 24 a 28 de julho transcorre o período da matrícula para os 35 candidatos selecionados para nova turma. A seleção ocorreu por sorteio público, no dia 28 de junho. O curso é gratuito e integra o ensino técnico do Solano.

A Folha do Sul

Postado em 25 julho 2017 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop