ESPUMOSO – Cotriel integra pelo terceiro ano seguido o Projeto Qualigrãos

Postado em 25 julho 2017 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O projeto, que tem a colaboração, no RS, das cooperativas Cotriel, de Espumoso, Cotripal, de Panambi, Cotrijal, de Não-me-Toque, Coagrisol de Soledade, Cotrisal, de Sarandi e Cotribá de Ibirubá, e conta com a participação dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Bahia, consiste na avaliação do padrão comercial dos grãos, do dano mecânico causado pela colheita, da identificação da presença de pragas nos grãos armazenados, na contaminação por fungos, na mistura genética das variedades, do teor de proteína e óleo do grão, da acidez do óleo, teor de clorofila, qualidade sensorial e qualidade fisiológica.

A coleta de amostras está sendo feita desde  2015 sempre após o término da safra e dará uma ideia de indicadores sobre a soja que veio da lavoura e poder compreender possíveis problemas que possam ser registrados durante a armazenagem.

O líder do projeto na Embrapa, Irineu Lorini, que esteve em visita  à Cotriel disse que os resultados de cada região serão conhecidos totalmente em agosto , mas que se pode apurar que algumas amostras estão com problemas de qualidade originado por vários fatores de manejo e climáticos.  A cada dia que passa, o mercado fica mais exigente em termos de qualidade. Sabemos  que o foco é a produtividade, mas temos de estar preparados sempre pois os compradores podem passar a exigir ainda mais o quesito qualidade”, lembrou o pesquisador.

Na Cotriel, segundo o administrador de grãos da Cooperativa, Odélcio Leopoldo Hartmann, a soja representa 85% de todo o produto que está armazenado. Lorini foi recebido pelo presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, que destacou que a meta é comercializar um grão de qualidade, uma vez que também o investimento em armazenagem tem sido uma das metas da Cooperativa.

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Postado em 25 julho 2017 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop