NÃO-ME-TOQUE – Novas equipes das Cipas recebem treinamentos

Postado em 24 julho 2017 06:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Três turmas, totalizando 90 colaboradores da Cotrijal, estão participando de treinamento para integrar as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). A eleição para a gestão 2017/2018 ocorreu no dia 22 de junho e a posse será no dia 1º de agosto.

A primeira turma realizou o curso nos dias 4, 5 e 6 de julho, em Não-Me-Toque. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, o mesmo curso aconteceu em Carazinho, para outro grupo. E nos dias 18, 19 e 20 de julho a atividade acontece em Passo Fundo.

A novidade, neste ano, é que o treinamento está sendo realizado através do Sesi, com o instrutor Wagner Nascimento, e tem o apoio de 70% dos recursos financeiros através do Sescoop/RS. Até o ano passado, o treinamento era realizado internamente, com os técnicos de segurança da Cotrijal.

Henrique Lopes Marciniaki, engenheiro de Segurança do Trabalho da Cotrijal, lembra que o treinamento é uma exigência legal do Ministério do Trabalho, mas a cooperativa tem o cuidado de transmitir as informações de forma que sejam bem compreendidas e motivar os cipeiros a colocá-las em prática. “O Sesi é referência no treinamanto de Cipas. Trazendo este conhecimento, teremos colaboradores mais engajados, com o foco sempre em comportamento seguro, desenvolvendo a capacidade de análise de risco”, enfatiza.

“Os cipeiros são os nossos multiplicadores. A área de segurança é o apoio de todas as unidades, mas as Cipas são os nossos olhos nestes locais”, acrescenta Marilia Bauer, técnica em Segurança do Trabalho da Cotrijal.

O instrutor do curso aponta que os assuntos tratados durante o treinamento foram voltados para a identificação de riscos, para que o grupo consiga avaliar situações e atividades que possam representar perigo para os colaboradores. “Abordamos a importância do coleguismo, da comunicação entre os cipeiros, para que exista uma unidade de discurso. Destacamos também a necessidade de tomar decisões que solucionem os problemas identificados e registrar todas estas ações”, explica Wagner Nascimento.

Leandro Orso do Nascimento assume neste ano o cargo de presidente da Cipa sede. Para ele, o desafio das comissões é acompanhar a evolução das normativas, garantindo a segurança de cada colaborador da Cotrijal. “Estamos sempre dispostos a melhorar esta área, tão importante para a cooperativa. Como é o primeiro ano que estou participando da Cipa, eu tinha muitas dúvidas e este treinamento nos traz conhecimentos para começarmos a gestão da melhor forma possível”, enfatiza.

O colaborador Neimar Rasche, auxiliar operacional da Fábrica de Rações da Cotrijal, assume um desafio ainda maior: ser o presidente no primeiro ano que a Unidade terá uma Cipa própria. Ele participou da equipe da Cipa sede durante as últimas três gestões.  “O importante é conseguirmos diminuir os riscos de acidentes, melhorando a comunicação e trabalhando para conscientizar cada funcionário sobre o seu papel na segurança da atividade. Tendo uma Cipa própria para a Fábrica de Rações vai facilitar este processo”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal

Postado em 24 julho 2017 06:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop