CAMPOS BORGES – Conquistas e investimentos na área da Saúde

Postado em 22 julho 2017 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A última semana foi de notícias positivas para a área da saúde em Campos Borges. Durante toda a semana uma equipe da PUCRS esteve realizando um trabalho intensivo de tratamento odontológico no município. A atividade é fruto do convênio firmado entre a administração municipal e a Universidade, e realizou diversos procedimentos, diagnósticos e encaminhamentos, além de orientações sobre saúde e higiene bucal.

O projeto Litoral-Fronteira-Serra, existe há mais de 10 anos, coordenado pelo Prof Edgar Eduardo Erdmann e  tem a proposta de ir para os municípios parceiros realizar atendimentos preventivos e educativos, além dos procedimentos clínicos nos consultórios dentários. Nesta oportunidade contamos com a presença de seis alunas do quarto e quinto ano, Fernanda Degasperi, Quéren Santos, Sillvana Barcelos, Mariana Deluca, Elisa Hoff, Juliany Tassi, sob a coordenação direta da Prof Karen Loureiro Weigert.

“As alunas vieram em busca de novas experiências e com muitas expectativas e encontraram uma terra hospitaleira, gentil e que sabe receber seus convidados com um calor humano que supera todas as expectativas”, destacou a Professora Karen.

Além desta atividade, outras conquistas marcaram a área da saúde, como a aquisição de novos equipamentos para limpeza, como carrinhos funcionais e maquinas novas para a lavanderia da Unidade de Saúde, que até então estava estruturada com maquinários extremamente ultrapassados e alguns já sem condição de uso. Os novos equipamentos irão permitir que o processo de lavagem e secagem de roupas de cama e outros utensílios da unidade básica de saúde sejam muito mais eficientes e higiênicos.

A Sala de Medicação foi equipada com poltronas novas e adequadas para este fim e a sala de vacinas recebeu um expositor refrigerado para estocar as vacinas da forma adequada. Além disso, a aquisição de um oxímetro vai auxiliar na avaliação da oxigenação dos pacientes.

A Secretaria de Saúde recebeu também a aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), que estava irregular há anos, e já vinha sendo apontado por diversos órgãos de fiscalização. Desde o inicio do ano a administração vem trabalhando para regularizar esta situação, e nesta semana recebeu a aprovação definitiva do projeto. Também foi regularizada a situação dos enfermeiros, apontada pelo COREN ( Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul), pois até então a Unidade não disponibilizava do número de enfermeiros exigido, profissionais estes que agora foram contratados pela administração.

“Ficamos muito felizes em poder ofertar estas melhorias para a nossa comunidade, sabemos o quanto tem sido trabalhoso efetivar essas mudanças, neste primeiro semestre já alcançamos muitas conquistas, mas esperamos poder consolidar ainda mais nossas idéias e projetos”, diz a Secretária de Saúde, Claudia Cardoso.

Os resultados dos primeiros seis meses do ano de 2017 também foram satisfatórios para a administração municipal. O número de consultas e exames, gratuitos ou com auxilio da secretaria, que foram ofertados a comunidade teve aumento significativo. Foram 3050 exames e consultas especializadas autorizadas de janeiro a junho de 2017 pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), crescimento de quase 600% em relação aos 447 exames e consultas autorizados no mesmo período no ano passado.

Morgana Pretto – Jornalista

Postado em 22 julho 2017 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop