Carnaval 2013: “Um espetáculo em homenagem ao agricultor”

Postado em 07 fevereiro 2013 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

“Um espetáculo em homenagem ao agricultor” – assim é definido o desfile deste ano da Unidos de Vila Isabel no Carnaval carioca. Em entrevista exclusiva ao Portal Agrolink, o vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Maurício Russomanno, comenta o objetivo da empresa em firmar parceria com a escola de samba. Ele fala ainda sobre a importância da população conhecer (e reconhecer) o papel fundamental do produtor rural, e como a empresa tem levado adiante iniciativas nesse sentido. Leia abaixo a entrevista na íntegra:

Agrolink: Qual é o objetivo de colocar o “agricultor brasileiro” no Carnaval 2013? O grande público conhece a importância da tecnologia na Agricultura?

Maurício Russomanno: Há alguns anos a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF está concentrando seus esforços de comunicação no próprio agricultor. Dessa forma, o patrocínio ao desfile da Vila Isabel faz parte de uma estratégia da empresa de informar toda a sociedade acerca da importância da agricultura na economia e no dia a dia de todas as pessoas, pois identificamos, inclusive baseados em pesquisas, que o agricultor e a agricultura ainda não têm a devida representatividade perante a sociedade, especialmente junto aos públicos que vivem nos centros urbanos.

Agrolink: Quais são os resultados esperados dessa parceria com a Vila Isabel?

Maurício Russomanno: O principal objetivo desta ação é que a BASF é uma maior aproximação com o agricultor, que é o nosso cliente. Esperamos que eles se sintam reconhecidos e que essa ação colabore para que a sociedade o enxergue melhor e que isso contribua para que ele possa produzir mais e melhor.

Porém, acreditamos que para isso faz-se necessário reforçar a importância da atividade para o Brasil e para o mundo, além de sensibilizar a sociedade civil sobre a relevância do agronegócio para o desenvolvimento nacional. Por meio deste patrocínio, esperamos que as pessoas possam dar o devido reconhecimento ao agricultor, que é responsável por colocar comida de qualidade na mesa de todos e também por gerar outros produtos que são indispensáveis em nossas vidas, como o algodão e etanol, por exemplo.

Agrolink: Que outras iniciativas de comunicação nesse sentido estão sendo desenvolvidas pela BASF?

Maurício Russomanno: Para que se tenha uma ideia de nossos esforços nesse sentido a BASF lançou no fim de 2010 o vídeo “O Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”, que teve grande repercussão no agronegócio, entidades do setor e universidades. Desde então, temos criado ferramentas para levar essa mensagem a outros públicos. Inicialmente com uma versão do vídeo para veiculação em cinema e TV TAM, além de veiculação de anúncios em revistas de grande circulação.

Em 2012, com o lançamento do novo vídeo: O Planeta Faminto 2 – Um Novo Capítulo, pensamos em uma estratégia de lançamento mais abrangente, e com a ajuda de um parceiro responsável pela captação de investimentos para o carnaval, levamos a ideia do tema para a Vila Isabel, que irá transformar a homenagem ao agricultor em um grande espetáculo. Já a Vila Isabel viu na temática uma oportunidade de abordar uma mensagem relevante para a sociedade, que sem dúvida será tratada pela Escola na avenida de uma forma lúdica e acessível a todos os públicos.

Temos levados grupos de clientes para participarem em eventos na quadra da escola de samba no Rio de Janeiro (RJ) desde agosto 2012. Além disso, levaremos cerca de mil convidados para assistir o carnaval carioca, com participação de 150 no desfile, e participação da Vila Isabel em eventos com clientes da BASF.

Agrolink: O que podemos esperar do desfile e da repercussão desta inovação no Carnaval 2013?

Maurício Russomanno: É importante lembrar que a escolha pela Vila Isabel se deu, especialmente, por sua tradição, representatividade, criatividade e outras questões ligadas à logística. Dessa forma, a escola tem trabalhado muito e em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para o carnaval.

Além disso, o samba-enredo tem sido considerado o melhor do Carnaval 2013 pela crítica especializada, com letra de Martinho da Vila e Arlindo Cruz. Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a Vila Isabel e certos de que toda a nossa energia se traduzirá em um carnaval vitorioso e inesquecível em 2013.

Agrolink

Postado em 07 fevereiro 2013 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop