IBIRUBÁ – Produção e qualificação na agricultura familiar

Postado em 20 julho 2017 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Emater/RS ASCAR de Ibirubá, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram no dia 13.07.17 a entrega de batata semente da variedade macaca, a 131 agricultores familiares que realizaram a encomenda, totalizando 3.930 kg de sementes.

O processo dessa semente inicia-se nos laboratórios da Embrapa e da UPF onde são eliminados os principais vírus e bactérias através de cultura de meristemas, micropropagação e teste Elisa. A segunda etapa do processo é efetuada em sistema hidropônico em estufas. A multiplicação seguinte ocorre em campos isolados da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, sob irrigação por aspersão. Essas fases de multiplicação e lavoura são inscritas no Ministério da Agricultura sendo assim acompanhadas por engenheiros agrônomos que inspecionam os campos e enviam amostras para testes em Laboratórios da Embrapa. A armazenagem entre as fases de propagação é efetuada em câmaras com umidade, temperatura e circulação de ar controladas.

O principal objetivo é resgatar o cultivo de uma das principais culturas de subsistência da agricultura familiar com variedades mais produtivas livres de doenças e pragas, visando uma melhoria de qualidade do produto para o consumo familiar. Esse trabalho será realizado também com a cultura da batata-doce, sendo que os pedidos desta cultura estão abertos até o dia 28.07, próxima sexta-feira.

Daniela Zdanski – Emater/RS – Ascar

Postado em 20 julho 2017 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop