PASSO FUNDO – Clínica Nutriescola: avaliação, orientação e reeducação nutricional

Postado em 19 julho 2017 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Espaço oferece para a população uma oportunidade de atendimento individualizado, com avaliação nutricional completa

A formação acadêmica a partir do contato direto com a comunidade é o que proporciona a Clínica Nutriescola, do curso de Nutrição, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF). O espaço representa para a população uma oportunidade de atendimento individualizado, com educação alimentar e nutricional, bem como avaliação nutricional completa.

A Clínica Nutriescola oferece serviços que vão desde a avaliação, a orientação e a reeducação nutricional até a prescrição dietoterápica com acompanhamento individualizado e terapia em grupo de apoio para manutenção. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos em estágio curricular ou extracurricular, com supervisão direta de um nutricionista profissional.

Conforme a coordenadora do curso de Nutrição, professora Valéria Hartmann, a Clínica Nutriescola é uma oportunidade de realizar vivências na prática profissional de atendimento clínico. “Nessa prática, tem-se a possibilidade de sair da teoria para o contato humano. Cada pessoa tem suas características e essa vivência possibilita a experiência de atendimento individualizado, podendo trabalhar com diferentes pessoas e situações, além de poder adequar o conhecimento adquirido com a realidade de cada um”, aponta ela.

Para a professora, a experiência de entrar em contato direto com o paciente e, com isso, poder estudar, ouvir, intervir e prescrever conforme a realidade de cada indivíduo, é imprescindível para a formação acadêmica. “Práticas como essa auxiliam os acadêmicos no bom atendimento ao paciente de acordo com a realidade apresentada, possibilitando a oportunidade de estudar e aperfeiçoar práticas de atendimento profissional para melhor aprendizado e solução de problemas em cada situação apresentada”, avalia a professora.

Serviço à comunidade
Os atendimentos ocorrem durante todos os períodos letivos e no período de férias de inverno, na Clínica Nutriescola, andar térreo, prédio do ICB, I5. Para ser atendida, a comunidade deve entrar em contato pessoalmente ou pelo telefone (54) 3316-8325, a partir de uma necessidade pessoal ou encaminhamentos. O horário de atendimento é nas terças-feiras, manhã e tarde; nas quartas-feiras, somente pela manhã; e nas quintas-feiras, manhã e tarde. Inicialmente, a equipe da Clínica fica com o registro na lista de espera e, à medida que são liberadas as vagas, entra em contato com o paciente para o agendamento da triagem, para, após, seguir o atendimento conforme necessidade.

Fotos: Gelsoli Casgrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 19 julho 2017 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop