NÃO-ME-TOQUE – De pequeno produtor familiar a case de sucesso Estadual

Postado em 11 julho 2017 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Como a produção de uma pequena propriedade na comunidade de Vila Seca no Município de Lagoa dos Três Cantos tornou-se referência na produção gaúcha.

Lagoa dos Três Cantos é um município do norte do Estado do Rio Grande do Sul com pouco mais de 1.649 habitantes e tem na agropecuária a principal fonte de renda de seus munícipes, como é o caso da família do produtor Otávio Eckstein, que em sua propriedade de 41 hectares ultrapassa a média de produção de 34 mil litros de leite anuais.

No ramo de produção leiteira desde 1980, a propriedade da família Eckstein é uma das 127 integrantes do projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), do Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo SENAR/RS, SEBRAE/RS e FARSUL.

Para alcançar estes números, Otávio fez uma mudança completa em seu sistema de produção, desde a quantia de piquetes de pastagem a um planejamento de rotação de culturas. Com um rebanho de 115 animais, sendo 70 em ordenha, o produtor diminuiu sua quantia de piquetes de 30 para 9, mantendo um pastejo de cerca de 2 horas diárias, mudança essa possibilitada pelo plano de utilização de áreas, na qual a rotação de culturas já está prevista até 2018.

O sucesso da produção chamou a atenção para a propriedade, que recebeu no dia 29 de Junho gestores e supervisores do Programa Juntos para Competir de todas as regiões do Estado para acompanhar em loco o trabalho desempenhado nos últimos três anos e que se prolongará até o final de 2018.

Diego da Silva Coimbra, Supervisor Regional do SENAR/RS, mostra-se satisfeito com o resultado até o momento. “Tornar uma pequena propriedade uma referência para demais regiões é a consolidação de um trabalho positivo e de resultado, principalmente junto a produção leiteira que não é uma atividade fácil, cheia de altos e baixos, mas aqui nós temos um grupo de produtores que tem vontade de continuar na atividade para competir junto ao mercado e dar continuidade a produção familiar”, coloca Diego.

As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018 quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do SEBRAE. Para participar do programa é necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a lavoura e pecuária a fruticultura.

Jaques Petry

Postado em 11 julho 2017 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop