(Não-Me-Toque) – Vice-prefeita e secretária participam de Seminário de Gestão Pública

Postado em 26 janeiro 2013 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nos dias 16,17 e 18 de janeiro em Porto Alegre, além de cumprir agendas de audiências em Secretarias do Estado, a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer e a Secretária de Administração e Planejamento Noeli Machry Santos, estiveram participando do Seminário Tendências na Gestão Pública, promovido pelo IGAM.

A palestra de abertura foi com economista e contadora da Secretaria do Tesouro Nacional Selene Nunes, que mostrou um panorama geral sobre como os municípios, por meio das prefeituras e câmaras de vereadores, devem se preparar para os próximos anos. Destacando a que a transparência é a principal tendência a ser seguida.

No segundo dia, a programação do Seminário Tendências na Gestão Pública apresentou temas que servirão para pautar mandatos inteiros, tanto em prefeituras quanto em câmaras municipais.

Gestão por resultados, qualidade no setor público, elaboração adequada de leis e eficiência na administração deram a tônica das palestras.

Pela manhã, o sócio-diretor do IGAM Paulo César Flores concentrou sua explanação no que considera como os quatro pilares para uma boa gestão em órgãos públicos: planejamento, organização, controle e servidor, destacando que não basta construir obras para mostrar um bom governo. “A obra é apenas o meio para se atingir um objetivo, que deve ser sempre o de beneficiar os cidadãos” afirmou.

Em outro momento engenheira Giani Esteves Serratti, ilustrou o início de sua apresentação sobre ISO 9001 no setor público com números impactantes e desafiadores. No Brasil, das 4437 instituições com essa certificação internacional, apenas 21 são órgãos públicos. Isso mostra que aderir à criteriosa política da qualidade exige muito esforço e planejamento. Entre as razões para se adotar a ISO, listou organização, produtividade, profissionalismo, qualidade e, também, propaganda, pois após a obtenção do certificado isso pode ser tornado público, como forma de valorização perante clientes e cidadãos. Giani salientou que para implantar a ISO é preciso planejar, determinar processos, métodos, monitorá-los e controlar cada etapa, incluindo os serviços terceirizados.

A certificação, renovada a cada três anos, exige análise contínua dos resultados, para que sejam promovidas ações corretivas e preventivas, visando sempre à melhoria no atendimento ao cidadão.

Na parte da tarde, o sócio-diretor André Leandro Barbi de Souza falou sobre a importância de criar uma lei seguindo todos os preceitos constitucionais.
Finalizando os trabalhos do dia, teve a participação do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do RS, Helio Saul Mileski. Em uma das palestras mais aguardadas do Seminário, ele falou sobre sua experiência ao abordar a eficiência como um princípio básico da administração pública, Mileski foi enfático ao dizer que “a natureza da atividade pública é de encargo, e não de benefício. Todo político deve estar ciente disso”. Aos recém-empossados, deixou dois recados: “o princípio da eficiência exige agilidade” e “nunca deixem de atender ao eleitorado naquilo que o motivo a votar em vocês: o plano de governo”.

Na sexta-feira o Administrador especialista em Marketing, Marco Antônio Peruzzato, abordou importantes assuntos e reflexões sobre Liderança Motivacional, Satisfação Profissional, Motivação, Qualidade de Vida no Trabalho, Papel Estratégico do Líder no Setor Público, Comunicação e Relacionamento Interpessoal entre outros assuntos.

“A liderança é uma qualidade que pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho e na vida” relata Peruzzato, enfatizando que é necessário que o líder compreenda que treinar e desenvolver são práticas diferentes: “treinar significa capacitar tecnicamente e desenvolver, capacitar intelectualmente, ou seja, trabalhar o comportamento das pessoas”.

(IGAM e Gabinete da Vice-Prefeita)

Postado em 26 janeiro 2013 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop