ESPUMOSO – Syngenta e Cotriel trazem ao município o Projeto Escola no Campo

Postado em 29 maio 2017 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Escola no Campo, projeto desenvolvido desde 1991 pela Syngenta e Fundação Abrinq, pela primeira vez será realizado em um município de abrangência da Cotriel. Com a adesão de Espumoso, 50 novos alunos, de 5° e 6º anos, de três escolas públicas – Augusto Peruzzo do Pontão do Butiá, Imaculada Conceição do Depósito e Emilio Henrique Schimidt, do Campo Comprido, devem se somar a iniciativa que estimula crianças e adolescentes a fazerem a sua parte para garantir a sustentabilidade no planeta. O lançamento ocorreu na sexta-feira, 19, durante solenidade na Afeco, em Espumoso. No município, a iniciativa terá o apoio da Cotriel e da Secretaria Municipal de Educação da Espumoso.

Trabalhando assuntos como saúde, segurança alimentar, agricultura, o Projeto possui material didático, focado para escolas rurais, onde os professores inserem conteúdos educativos do mesmo na grade curricular das séries atendidas. O grande objetivo do programa é fazer que os alunos repliquem este conhecimento para as famílias e a sociedade, visando conscientizar os adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável. Encontros são realizados com os pais dos alunos, que são chamados a participar com palestras que abordam desde a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual na aplicação dos defensivos, passando por noções de sustentabilidade ambiental e alternativas de como produzir mais com menos recursos naturais, para atender as práticas alimentares da população mundial, enfatizando a importância do agricultor na economia do País.

Prefeito, Direção da Cotriel e representante da Syngenta saúdam importância do projeto para o município
Primeiro a se manifestar na ocasião, o prefeito de Espumoso, Douglas Fontana saudou a inciativa da Cotriel e Syngenta, em trazer o programa ao município: “Somente a educação proporcionará que consigamos melhorar o município, Estado e o Brasil. Parcerias entre a Cotriel, Syngenta e a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens e crianças, fomentando a agricultura, e a qualidade de vida dos produtores, ressaltando o valor que temos de dar à agricultura como atividade econômica na nossa região”.

Segundo a engenheira agrônoma e representante da Syngenta na região, Juliana Hanel, a empresa entendeu que fazer a parceria com a Cooperativa e o Setor Público proporcionaria crescimento e desenvolvimento para o município: Nosso objetivo é fazer que a criança do interior sinta orgulho em pertencer a este meio e de ser filho de produtor rural. Com isso, esperamos que a sociedade e os próprios jovens do campo reflitam sobre a sucessão rural, pois precisamos que haja continuidade no trabalho do campo”.

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini afirmou que o projeto é uma semente que está sendo plantada pela Cooperativa, Syngenta e as escolas do Depósito, Campo Comprido e Pontão do Butiá: “Precisamos desmistificar que ser do interior não dá dinheiro. O nosso compromisso é levar adiante que o pai, o avô, o tio desta criança está produzindo com muito orgulho alimentos para alimentar o mundo. O que estamos fazendo vem de encontro ao que pensamos, de que só iremos construir algo para o desenvolvimento da comunidade através de parcerias, uma vez que também acreditamos que somente a educação irá mudar o destino do País, razão a qual estamos investindo neste projeto”.

O dia de lançamento teve apresentação musical de Nadine Klein, acompanhada de Wellerson dos Santos e uma palestra sobre cooperativismo, com o diretor da Exitus Treinamentos, Luiz Roberto Canello.

Site Cotriel

Postado em 29 maio 2017 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop