NÃO-ME-TOQUE – Tecnologia aliada ao meio ambiente

Postado em 26 maio 2017 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A questão dos resíduos sólidos há tempo está em pauta entre os gestores públicos municipais. Um assunto que até então era tratado como problema pelos municípios hoje é visto como oportunidade de geração de renda, inclusão social e preservação do meio ambiente.

Na quarta-feira (24), o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Paulo Nienow e o Engenheiro Florestal Cássio Henrique Crestani estiveram na cidade de Venâncio Aires para conhecer uma nova tecnologia na área da triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos (RSU). A visita técnica foi promovida através do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), onde os gestores municipais presentes puderam visualizar o funcionamento de uma máquina produzida pela empresa Becotec Soluções Ambientais, a qual realiza automaticamente a triagem do lixo doméstico, separando a parte orgânica da inorgânica e os rejeitos.

A comitiva dos municípios foi recebida pelo responsável pela empresa, o Engenheiro Mecânico Ivan Weschenfelder o qual explicou o funcionamento desta planta industrial. Ivan comentou que é possível produzir este equipamento com a capacidade operacional de 10 ton/dia, 30 ton/dia, 50 ton/dia ou 100 ton/dia, demonstrando as vantagens da aquisição do equipamento pelo consórcio do que cada município adquirir individualmente. Ivan também ressalta que dependendo do município são produzidos em torno de 54% de resíduos recicláveis, os quais o equipamento separa e então podem ser encaminhados para reciclagem gerando receita. Aproximadamente 10% do material separado é considerado rejeito, o qual é formado basicamente por tecidos e materiais volumosos que teoricamente deveriam ser encaminhados para aterros sanitários, porém, Ivan salienta que esses materiais podem ser utilizados como biomassa para geração de energia.

A máquina também separa os resíduos orgânicos a qual a empresa dispõe de ferramentas para a realização da compostagem dos mesmos que após o processo são transformados em adubo orgânico que também pode ser comercializado. O próximo passo a ser dado será a apresentação da tecnologia aos demais prefeitos que fazem parte do COMAJA no dia 01/06 em reunião a ser realizada no município de Fortaleza dos Valos.

A comitiva naometoquense teve uma primeira boa impressão da tecnologia. “A reciclagem e compostagem do lixo doméstico é uma realidade nos países desenvolvidos e que sem dúvida alguma deve ser implementada na nossa região para que se economize recursos, gere empregos e renda e minimize o impacto ambiental causado pela destinação dos resíduos para aterros” finalizou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não Me Toque

Postado em 26 maio 2017 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop