PASSO FUNDO – Aluna do curso de Química da UPF realiza pesquisa de caracterização de solos da região

Postado em 25 maio 2017 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As metodologias de análise de solos evoluem ao longo dos anos com a utilização e o desenvolvimento de novos equipamentos. A avaliação do solo é importante, pois a produtividade é relacionada com a disponibilidade de nutrientes: as plantas obtêm do solo os macronutrientes que precisam para se desenvolver, como cálcio, potássio e magnésio. Entretanto, pode haver presença de substâncias prejudiciais, como o caso dos íons do alumínio. A caracterização do solo permite que sejam definidas as medidas necessárias para a correção e o manejo. A análise química é um dos meios de se diagnosticar o solo.

Nesse contexto, a acadêmica Yasmin Vieira, através do Programa de Iniciação Científica do curso de Química (bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF), está realizando uma pesquisa de caracterização química de solos da região de Passo Fundo por meio de Fluorescência de Raios X (FRX) – uma técnica de análise não destrutiva, de menor custo e de menor risco ao analista, pois não envolve a utilização de ácidos de força crescente sob aquecimento. O trabalho busca estudar qual a melhor forma de preparo de amostra para leitura em FRX: variação de compressão e granulometria do solo, e, ao validar essa metodologia, pode-se ter disponível uma nova forma para análise desse solo.

O projeto de pesquisa é desenvolvido no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF, sob a orientação do professor Delton Luiz Gobbi. O estudo é realizado em parceria com o Laboratório de Solos e Resíduos Sólidos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), com a professora Mara Regina Linck, com o Laboratório de Ensaios Mecânicos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e com o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CTPedras), em Soledade.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

 

Postado em 25 maio 2017 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop