Alto alegre luta contra o câncer bucal

Postado em 22 maio 2017 06:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Seriedade do câncer de boca é subestimada.

Quando o assunto é câncer, pouco se fala sobre como a doença atua na boca. Diferentemente do que ocorre com a próstata, com a mama, com o útero, com o pulmão, e com outros órgãos do corpo, o câncer bucal não aparece muito na mídia nem é alvo de grandes campanhas governamentais para a publicação de informações. A ausência de atenção, entretanto, não diminui a seriedade com que o assunto deve ser tratado.

O câncer de boca ocupa o sétimo lugar no País em número de casos de cânceres diagnosticados. No Rio Grande do Sul, ele alcança a quinta posição entre os tipos de câncer de maior incidência, ficando a frente por exemplo de cânceres como esôfago, laringe e até mesmo leucemias, a doença chega a ser a quinta colocada dentre as neoplasias malignas de maior incidência em homens.
A incidência deste tem como principais fatores de risco o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição solar (câncer labial).

O fumo é um dos principais fatores de risco para o surgimento de algum tipo de câncer bucal. O câncer bucal também pode surgir a partir de ferimentos causados pelo uso de próteses dentárias malfeitas e pouco adaptadas.

Diagnóstico precoce é essencial para cura
O câncer bucal, em seus variados tipos, possui cura. Para isso, entretanto, é indispensável que seja realizado o diagnóstico precoce da doença. Do contrário, o tumor tende a evoluir, ocasionando a morte.

As possibilidades de cura da doença variam de acordo com o tamanho em que o tumor está no momento em que a pessoa procura o tratamento, as chances de cura chegama 80% em casos em que o diagnóstico é precoce.

Quais os principais sinais de alerta para o câncer de boca?
– Feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam e persistem por mais de 15 dias;
-Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;
-Sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca.

Além desses, existem outros sinais ou sintomas?
Sim. Pode haver nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

O que pode levar a pessoa a ter câncer de boca?
O fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco.

Quanto maior o número de cigarros e de doses de bebidas alcoólicas ingeridas, maiores são as chances de ter a doença.

Além disso, a exposição ao sol sem proteção é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de lábio.

Como descobrir o câncer de boca?
Por meio do exame clínico da boca, que é um procedimento simples de observação que não requer instrumentos especiais, podendo ser feito nas consultas a um dentista ou um médico. Com esse exame é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer de boca no início, encaminhando assim o paciente para o tratamento adequando aumentando suas chances de cura.

Pensando então na saúde e no bem estar da população, a Secretaria de Saúde do município de Alto Alegre, convida os cidadãos que tenham algum dúvida ou questionamento a respeito dessa doença que compareçam a unidade de saúde do município para uma consulta e uma avaliação por profissional competente.
ESB (Equipe de Saúde Bucal).

PREVINA-SE.

(Site Prefeitura Alto Alegre)

Postado em 22 maio 2017 06:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop