IBIRUBÁ – Época das podas: informe-se antes de fazer

Postado em 19 maio 2017 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Departamento de Meio Ambiente está distribuindo um folheto com informações à população sobre como realizar uma poda correta e dentro das definições da Lei.

É comum nesta época do ano, as pessoas fazerem podas irregulares sem a observância de técnicas adequadas e sem autorização ambiental. Assim, para auxiliar a comunidade com informações pertinentes à realização de uma poda correta, o Departamento de Meio Ambiente elaborou o folheto “Aprenda a podar corretamente”.

Para o corte ou poda de árvores nativas em propriedades particulares, o proprietário deverá solicitar um alvará no Departamento de Meio Ambiente, que autorizará ou não os serviços. Quanto aos locais públicos, a poda deverá ser solicitada à Secretaria de Obras do município, que já possui autorização legal para este fim.

Árvores ou galhos que apresentem risco eminente à população, pode-se acionar a Defesa Civil do município, através do telefone (54) 3324-8500 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Em árvores que estão atingindo a rede de energia elétrica, deverá ser solicitada a poda na Concessionária de Energia responsável, que deve ter autorização ambiental para este fim.

Uma dica do Departamento é que a poda deverá ser realizada nos meses que não possuem a letra “R” em seu nome: maio, junho, julho e agosto. Nestes, a planta se encontra em repouso, facilitando assim sua regeneração. “Somente em casos emergenciais poderá ser feita fora do período”, informa a bióloga do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA) de Ibirubá Elisângela Althaus.

A poda não pode ser realizada todos os anos, pois podas sucessivas, nos mesmos pontos dos galhos resultam no “envassouramento”, com vários galhos saindo do mesmo local. “Isto poderá resultar em um fluxo de seiva insuficiente e no enfraquecimento dos ramos, comprometendo a saúde das árvores, tornando-as raquíticas, ocas e até provocando a sua morte”, explicou Elisângela.

Segundo informações do Departamento Municipal de Meio Ambiente, a poda incorreta ou sem autorização ambiental é passível de sanções previstas na Lei Federal Nº 9.605/2006, Decreto Federal Nº 6.514/2008 e Lei Municipal Nº 2.088/2006. “Por isto, é fundamental que a população procure o Departamento de Meio Ambiente para buscar informações sobre as podas que deseja realizar para não estar infringindo a lei e sofrer as penas cabíveis”, informou Roberto Zeilmann, agente de fiscalização do DMMA.

O Departamento de Meio Ambiente fica na Rua Firmino de Paula, 799, próximo à Câmara de Vereadores. E atende pelo telefone (54) 3324-8570.

O recolhimento dos galhos podados, quando colocados no passeio público, é feito pela Secretaria de Obras, de acordo com o cronograma de trabalho estabelecido, disponível no site da Prefeitura Municipal, através do link “http://www.ibiruba.rs.gov.br/municipio-recolhimento-de-galhos/”.

(Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 19 maio 2017 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop