PASSO FUNDO – Programa UniverCidade Educadora celebra primeiro ano de atividades

Postado em 18 maio 2017 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Composta por três projetos, inciativa tem ações relevantes na comunidade e organiza o I Encontro sobre Cidades Educadoras e Inteligentes no Planalto Médio, potencializando o desenvolvimento urbano

No dia 16 de maio de 2016, a Universidade de Passo Fundo (UPF) deu um importante passo na promoção de ações relacionadas à prática de cidades educadoras e inteligentes em Passo Fundo e região, com o lançamento do Programa UniverCidade Educadora. Idealizado por uma equipe de trabalho capitaneada pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), a iniciativa celebra seu primeiro ano como um programa institucionalizado e com avanços significativos.

Atualmente, o UniverCidade Educadora integra três projetos: Circulando Cidadania; Descaminhos da Escola; e Cidades Inteligentes. Conforme o coordenador da Divisão de Extensão da UPF e do Programa, professor Marcio Tascheto, a iniciativa busca desenvolver a dimensão pedagógica das políticas públicas, independentemente da sua área, em uma perspectiva de formação permanente e integral dos cidadãos. “O programa ainda visa à ampliação da participação social; à qualificação e à revitalização dos espaços públicos; e também tem foco na criança e no idoso como indicadores sociais de impacto com essas diferentes ações”, cita ele.

Projetos integrados
Vinculado à Faculdade de Educação (Faed), o projeto Circulando Cidadania desenvolve diferentes ações. Dentre elas, um convênio com a UPFTV para produção do programa Vidas em movimento, que retrará as diferentes formas de deslocamento na cidade, seja de cadeirantes, idosos, crianças, estrangeiros, pedestres, motociclistas ou mesmo ciclistas, enfatizando as grandes formas de modais na cidade, a partir da vida das pessoas. Outra ação está vinculada à Sala Futura, em parceria com o Canal Futura e a Agenda 21 local, que trabalha com a dimensão de cidades sustentáveis em relação às escolas, com foco na mobilidade. Além dessas, ainda está ligada ao projeto a iniciativa denominada Rotas Literárias, em parceria com as Jornadas Literárias, e os cursos de formação e atualização de instrutor de trânsito, em parceria com o Detran. O projeto Circulando cidadania é coordenado pelos professores Marcio Taschetto e Daniela Santos.

Também integrando o programa UniverCidade Educadora está o projeto Descaminhos da Escola. Desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), a iniciativa tem foco na criação de rotas escolares que promovam a prática do pedestrianismo na cidade, motivando o andar a pé. O projeto está dialogando com duas escolas parceiras para que seja desenvolvida uma metodologia que cria um “ônibus humano”, uma organização que cria alternativas ao uso do carro individual.

Em parceria com o Mestrado em Computação Aplicada, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), o terceiro projeto vinculado é o Cidades inteligentes. Em consonância ao movimento internacional, que visa qualificar os serviços das cidades a partir do uso da tecnologia da informação, a intenção do projeto é humanizar esses espaços públicos e a relação com a cidade, melhorando a qualidade de vida por meio do uso inteligente do recursos e serviços dos quais a cidade dispõe.

Por uma UniverCidade Educadora: como surgiu
No ano de 2011, a UPF, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, constituiu o Fórum de Mobilidade Urbana e Educação, espaço de debate e ação sobre questões relativas à mobilidade urbana de Passo Fundo. Nele, profissionais, entidades e cidadãos se encontram e discutem a construção de subsídios para a formulação de políticas públicas e a promoção do direito humano à cidade, além do desenvolvimento de um conceito de cidade democrática, acessível, educadora e sustentável. A partir desse contexto, esse grupo começou a pensar no Programa UniverCidade Educadora, após a elaboração de um documento denominado Circulando Cidadania – que continha um conjunto de percepções a respeito da mobilidade urbana local.

O Fórum seguiu atuante, contribuindo, em 2013 e em 2014, com o plano setorial de mobilidade urbana da cidade e se envolvendo em discussões importantes como a proposição da criação do Conselho das Cidades. “O Programa UniverCidade Educadora surgiu de uma provocação de pensar a mobilidade urbana de forma coletiva, de várias intuições e cidadãos interessados no tema”, relata Taschetto.

Cidades Educadoras: o movimento
O programa se inspira no movimento das Cidades Educadoras, que iniciou na década de 1990, e tem como objetivo central pensar intencionalmente uma grande proposta de cidade que desenvolva uma formação permanente dos seus cidadãos. Conforme Taschetto, esse projeto parte do pressuposto de que a criação de um ambiente pedagógico que transforma o território da cidade em um território educativo abre novas possibilidades de promover transformações efetivas em relação à cidade. “Tanto o Fórum de Mobilidade quanto o Programa UniverCidade Educadora nasceram dessa provocação, buscando essa referência das cidades educadoras para pensar uma versão local”, relata Taschetto, celebrando a institucionalização do programa. “Em 2016, amadurecemos o movimento e construímos com ele uma proposta de programa de extensão que vinculasse em si uma estreita relação de ensino e pesquisa. O objetivo principal é promoção de práticas de cidade educadoras em Passo Fundo, pautado nesse conceito e com ações compatíveis com essa proposta”, destaca.

I Encontro das Cidades Educadoras e Inteligentes no Planalto Médio
Em 2017, a UPF reafirma a consolidação do Programa UniverCidade Educadora, com a realização de um grande encontro com o tema “Cidades educadoras são cidades inteligentes”. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de setembro e vai contar com a presença da coordenadora latino-americana da Associação Internacional das Cidades Educadoras, a argentina Laura Afonso. O evento também contará com a presença de representantes da Rede Brasileira das Cidades Inteligentes, do Canal Futura e da ONG Portal Aprendiz, de São Paulo.

Foto: Gelsoli Casagrande

Postado em 18 maio 2017 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop