PASSO FUNDO – UPF apoia novos atletas

Postado em 17 maio 2017 13:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke e judocas Luis Henrique Endres Mattos, Enya de Oliveira Shultz Pires e Julia Berté passam a integrar o portfólio de esportistas vencedores da Instituição

A Universidade de Passo Fundo (UPF) continua investindo no esporte local e regional. A partir desta sexta-feira, 12 de maio, a Instituição apoia quatro novos atletas: o ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke e os judocas Luis Henrique Endres Mattos, Enya de Oliveira Shultz Pires e Julia Berté.

A assinatura dos convênios, feita pelo reitor José Carlos Carles de Souza, foi acompanhada pelos familiares dos esportistas, pelo sensei Rodrigo Bilhar e pelo executivo de Comunicação e Marketing da Instituição, Cristiano Mielczarski Silva. “É com muita alegria que a UPF recebe esses novos atletas, que passam a integrar o portfólio de atletas vencedores da Universidade. Essa parceria simboliza um dos propósitos de uma universidade comunitária, que é o de estar próximo dos seus integrantes, apoiando suas iniciativas, principalmente aquelas que vem ao encontro de uma vida mais saudável e com mais qualidade”, comenta o reitor José Carlos.

Ainda segundo o reitor, a UPF é um dos vetores que co
loca no esporte as suas iniciativas para a divulgação do que é realizado na área, não pela Universidade, mas pelos próprios atletas. “O nosso papel é de criar e dar espaço de preparação e divulgação desse belíssimo trabalho que eles realizam”, disse.

Conheça mais sobre os novos atletas da UPF

Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke
O ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke é acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da UPF. Ele começou a praticar o esporte em 2014, ano em que, incentivado por amigos, participou de duas provas de mountain bike, nas quais obteve boas colocações. Em 2015, dedicou-se a estar presente na maioria das competições do Desafio Desbravadores, que abrange os três estados do sul do Brasil, e em campeonatos de mountain bike e speed. No ano passado, disputou eventos mais expressivos, como o Campeonato Gaúcho.

Dentre as suas conquistas, em 2015, foi vencedor da categoria juvenil do Circuito das Rosas, realizado em Chapecó (SC), e obteve o 1º lugar na categoria júnior e o 7º na classificação geral em uma prova ocorrida em Abelardo Luz (SC). No Desafio da Integração, em Palmeira das Missões, Lorenzo sagrou-se campeão tanto na categoria júnior quanto na classificação geral.

Em 2016, o ciclista ficou em 1º lugar na categoria sub 23 pró e em 3º na classificação geral, em prova sediada em Frederico Westphalen. Já em Erechim, conquistou o 1º lugar na categoria Sub 23 pró e o 12º na classificação geral. Na etapa de Guaporé (RS) do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada, conquistou o primeiro lugar na categoria Junior, percorrendo um total de 96 km.
Para o atleta, a parceria é fundamental. “Eu levarei o nome da Universidade a eventos, e a Instituição contribuirá com o meu futuro profissional”, pondera Wuttke, que pretende disputar o Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Speed, ainda sem data definida da próxima corrida.

Luis Henrique Endres Mattos
O judoca Luis Henrique Endres Mattos realiza seus treinos na Academia Rodrigo Bilhar Judô. Em 2016, conquistou o título de destaque de melhor atleta do interior categoria sub 18. Também se sagrou vencedor do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS), tendo sido, ainda, duas vezes campeão de Copas Estaduais, cinco vezes de Supercopas Estaduais, três vezes campeão estadual do interior e campeão estadual geral. No mesmo ano, foi vice-campeão por equipes e terceiro colocado individual categoria até 90 kg (Sub 18) nos Jogos Escolares da Juventude (Olimpíadas Nacionais Escolares). Nesse ano, ele foi vice-campeão na categoria sub 21 até 90 kg da Super Copa Porto Alegre.
Mattos agradeceu pela oportunidade. “Não são todos que acabam tendo uma chance dessas. Irei levar o nome da UPF para as várias competições em que participarei, bem como vou poder crescer no judô e ser reconhecido”, avalia o esportista que compete neste sábado, 13 de maio, na Super Copa Gramado, na serra gaúcha.

Enya de Oliveira Shultz Pires
A atleta Enya de Oliveira Shultz Pires também treina na Academia Rodrigo Bilhar Judô. Neste ano, ao disputar a Super Copa Porto Alegre, ela sagrou-se vencedora na categoria sub 15. Já em 2016, conquistou vários primeiros lugares, como os das Copas Bento Gonçalves, Grêmio Náutico União e Lajeado, além do Campeonato Interior de Bagé e das Super Copas Santa Maria, Venâncio Aires, Canoas e Porto Alegre. No mesmo ano, ainda foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro, realizado em Curitiba (PR).

Em 2015, além das primeiras colocações em eventos como as Super Copas Passo Fundo, Novo Hamburgo e Lajeado, Enya obteve o 2º lugar no Meeting Interestadual Blumenau, e foi premiada como Destaque Regional. O seu currículo esportivo também é constituído pelo 1º lugar no Campeonato Regional, em 2014, mesma posição conquistada na Copa Canoas de Judô, no ano de 2013, e no Meeting Interestadual Florianópolis, em 2012.

Grata pelo apoio, a judoca acredita que terá novas oportunidades. “Honrarei essa bandeira tanto em campeonatos brasileiros quanto em mundiais”, conta.

Júlia Berté
Júlia Berté Mattos é licenciada em Educação Física pela UPF. Iniciou no judô em 2006, na Escola Menino Jesus, e, no ano seguinte, foi convidada pelo professor Rodrigo Bilhar para participar de competições no estado. Devido ao seu empenho, dedicação e resultados, passou a treinar na Academia Rodrigo Bilhar Judô.

A judoca é faixa marrom e já obteve inúmeras vitórias em campeonatos gaúchos. Também ganhou seletivas e pôde participar de competições a nível nacional, nas quais ficou muito bem classificada. Além disso, conquistou diversas vezes a premiação de “Destaque” concedida pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ), por ter a maior pontuação do ranking nas categorias disputadas, e marcou presença em treinamentos em cidades como Canoas, Porto Alegre e Curitiba, tendo, ainda, treinado com judocas da seleção do Uruguai e da França.

Dentre os principais títulos, Júlia foi nove vezes campeã estadual do interior (2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e tricampeã estadual de Novos (2008, 2009 e 2010). Sagrou-se campeã nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs) 2015 – categoria Sênior Meio Médio – 63kg; campeã brasileira região V 2013 – categoria Sub 21 Leve – 57kg, no Campeonato Brasileiro Regional; e campeã nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) 2013 – categoria Sênior Meio Médio – 63kg.

Assim como os demais atletas, Julia agradeceu a UPF e ao reitor. “Com o apoio da Universidade, terei mais visibilidade na mídia, e, assim, as pessoas poderão conhecer o meu trabalho. Sou judoca há 11 anos, e poder contar com a parceria consistente da Instituição facilita muito. Estou muito feliz, já que a UPF é reconhecida a nível estadual e nacional”, relata a judoca, que também irá competir na Super Copa Gramado neste sábado (13).

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 17 maio 2017 13:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop