(Tapera) – Destinação correta do óleo de fritura 100% sem resíduos

Postado em 21 janeiro 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

É o que está fazendo a Desmoldantes D & F Reciclagem de Tapera, empresa familiar localizada na Linha Etelvina, onde o óleo de fritura é processado. O local foi visitado na manhã da última quarta-feira (16) pelo vice-prefeito Volmar Kuhn, no sentido de buscar subsídios para auxiliar nesta campanha de conscientização junto à população para que utilize os pontos de coleta para dar destinação correta a um produto que, se jogado no meio ambiente, causa danos irreversíveis aos nossos mananciais.

Rosane Lorenzini Debiasi, explicou como o trabalho é realizado até chegar ao produto que é utilizado para o desmolde de formas para produção de postes e pré-moldados de concreto. Pela legislação ambiental, a partir de agora, essas empresas estão impedidas de usar óleo diesel para esse processo.

São duas máquinas que processam o óleo de fritura, coletado na região graças a parcerias que vem sendo feitas com as Prefeituras, através dos departamentos de Meio Ambiente. Uma refina a 70 graus e a outra decanta três horas depois, e o desmoldante está pronto para ser utilizado pelas empreas. Delmolde é o mesmo que untar uma forma para bolo. O poste ou pré-moldado sai lisinho e sem ranhuras.

Atualmente a D & F produz em torno de 2 mil litros de desmoldante por mês, mas a estrutura é para produzir três vezes mais. A demanda é muito grande, porém a matéria prima é insuficiente, razão pela qual a empresa está ampliando parcerias com prefeituras e empresas da região, que estão se mostrando receptivas, conforme Djeverson Tomazini que junto com Fábio Tomazini administram a empresa.

Em Tapera o óleo de fritura tem pontos de coleta nos supermercados, Regional, Santa Clara, Fagundes, Poko Preço nas primeiras semanas de cada mês e na Prefeitura a qualquer dia.

Um gesto simples pode preservar um milhão de litros d’água.
Um milhão de litros de água potável poluídos é o resultado do lançamento de apenas um litro de óleo comestível na rede de esgotos. Esta quantidade de água representa o consumo de uma pessoa durante 14 longos anos. Jogar óleo comestível usado no ralo da pia é comprometer seriamente nossos mananciais.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Postado em 21 janeiro 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop