NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal e Emater realizam curso de Plantas Bioativas

Postado em 26 abril 2017 07:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O mundo das plantas medicinais foi apresentado para os agricultores que participaram de mais uma edição do curso de Plantas Bioativas. A atividade foi realizada a partir da parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal no Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque, localizado no parque da Expodireto.

O curso aconteceu em dois módulos – iniciando em março com dois encontros e encerrou nesta semana com atividades nos dias 18 e 19 de abril –, com o objetivo de capacitar produtores para a identificação e na indicação de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para uso humano, animal e agrícola. Além disso, o curso possibilita transmitir a tecnologia de cultivo, colheita, secagem, armazenagem e embalagem das plantas bioativas, preservar espécies em extinção e resgatar o conhecimento popular.

Segundo a assistente técnica regional e social da Emater, Doriana Mioto, esse curso tem um significado especial porque está ligado à qualidade de vida das pessoas, permitindo que elas, através da capacitação, usem métodos naturais e alternativos. “Sentimos o interesse da turma pelo assunto, acreditamos que esse conhecimento mudará a forma de pensar e agir, quando o assunto for plantas bioativas. Esse grupo está qualificado para colaborar com a sociedade, no sentido de estimular uma vida mais natural e saudável”.

O associado Dirson Graff, além da produção de grãos, investe no plantio de uvas, outras frutas e plantas em sua propriedade. Para ele, o curso trouxe uma série de informações que colaborarão para um trabalho diferenciado, com foco para uma produção com mais sanidade e um menor impacto ambiental. “Temos que cuidar do nosso meio ambiente, produzir de forma consciente e sem abusar dos defensivos agrícolas. As plantas também possuem um papel importante para a nossa saúde, algo que podemos utilizar mais no nosso dia a dia”, comentou.

Participe dos cursos
A parceria entre a Cotrijal e a Emater renderá mais cursos para 2017. As datas e informações sobre os treinamentos podem ser encontradas na página da internet da Emater/RS-ASCAR, acesse e confira: www.emater.tche.br.

(Via site Cotrijal)

Postado em 26 abril 2017 07:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop