PASSO FUNDO – Criando uma canção

Postado em 25 abril 2017 11:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Oficina gratuita de criação de música popular é realizada em Passo Fundo/RS por meio do Projeto Letra & Música com Kleiton e Kledir. Canção criada na oficina será apresentada durante show nesta terça-feira (25)

A oficina gratuita de criação de música popular do projeto Letra & Música com Kleiton & Kledir foi realizada nesta segunda-feira, 24 de abril, na Universidade de Passo Fundo (UPF). Alunos, professores, músicos, escritores e demais interessados em música popular participaram do evento, que ocorreu no salão de atos da Faculdade de Direito, Campus I da UPF. Os participantes conheceram um pouco mais sobre a história da música popular e a parte teórica e prática de como criar uma canção. A música será apresentada nesta terça-feira, 25 de abril, às 20h, no show com Kleiton & Kledir, no Centro de Eventos do Notre Dame.

A atividade envolveu a criação coletiva de uma canção, sob a orientação de Kleiton & Kledir. O projeto Letra & Música é uma maneira interessante que os irmãos encontraram de dividir com os mais jovens alguns segredos da arte de compor. A intenção é criar uma oportunidade de convivência e troca de informações que incentive o surgimento de novos talentos e parcerias musicais. “São 42 anos na estrada, gravando discos e fazendo música. Existe essa doação nossa, mas a gente aprende muito também. Trocamos figurinhas com os participantes. Falo em doação no sentido de trazer um pouco daquilo que a gente aprendeu ao longo da vida. E na nossa época não tinha curso, aprendemos na estrada”, comentou Kledir.

A relação da dupla com a música iniciou ainda na infância. “Sou um apaixonado pelas palavras desde criança. E a paixão começou exatamente com letras de música. Comecei a gostar de ouvir as palavras e a escrever canções. Recentemente, também me transformei num escritor de livros. Mas a minha paixão pelas palavras vem das canções”, revelou Kledir.

Os integrantes da oficina também viveram a experiência de participar da gravação da música, em um estúdio móvel montado para esse fim. Ao final, cada participante levou para casa um CD com a música gravada e, nesta terça-feira, 25 de abril, em participação especial no show de Kleiton & Kledir, apresentam a canção que fizeram. “Neste primeiro dia, apresentamos uma série de assuntos ligados à composição musical, sobre a história da música popular para as pessoas terem elementos para criarem a sua maneira de trabalhar com exemplos de grandes compositores. A segunda parte da oficina compomos a música e gravamos. A cereja do bolo será nesta terça-feira, durante o show, quando apresentamos essa música criada”, salientou Kleiton.

Além de aprender mais sobre ritmo, harmonia, melodia e letra, os participantes da oficina também receberam um pouco do conhecimento da dupla que está há mais de quatro décadas na estrada, trabalhando com música. “Queria ver como era compor uma canção e em tão pouco tempo. Foi um enriquecimento musical participar dessa oficina. Kleiton e Kledir são referências e há muitos anos ouvimos falar deles. Com certeza, eles sempre têm muito a acrescentar na nossa vida”, declarou a professora de música, Lidia Caldeira, que participou da oficina.

Letra & Música
O projeto engloba oficinas de criação de música popular e shows gratuitos com a dupla e será realizado em abril e maio de 2017, em um circuito que envolverá além da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O projeto integra as ações da 16ª Jornada Nacional de Literatura – realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo – e as comemorações dos 50 anos da UCS e fará parte das atividades de inauguração do novo centro de eventos da UFSM.

O projeto tem o patrocínio da VIVO via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS.

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

 

Postado em 25 abril 2017 11:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop