Centeio, uma opção viável em cobertura de solo e produção de grãos

Postado em 21 abril 2017 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma gramínea de grande utilidade na cobertura de solo e produção de grãos no período de inverno utilizada com vantagens na rotação de culturas, visando reciclagem de solo, o centeio é opção viável ao produtor por ser uma planta rústica, resistente ao clima frio e seco, de fácil adaptação nos mais diversos tipos de solo e boa resposta em áreas pouco férteis. O centeio possui sistema radicular profundo e agressivo que permite o acesso a nutrientes indisponíveis á outras cultivares. Esta gramínea é utilizada também como pastagem de inverno ou simplesmente como cobertura de solo antecedendo a implantação da soja. Em todos os cenários, as vantagens são; redução de doenças no solo, altos teores de lignina, eficiente cobertura de solo, reciclagem de NPK, entre outros.

Comercialmente o centeio possui grande potencial de expansão, pois a indústria de alimentos dietéticos acusa uma demanda crescente por subprodutos de centeio, para tanto necessita de grãos de boa qualidade em grande quantidade.

Dados da EMBAPA de Passo Fundo, RS, alertam que o setor produtivo do trigo procura ajustar-se para competir em qualidade e preço com o produto importado, condição que provoca significativa redução de área destinada a triticultura, deixando milhares de hectares ociosos no período de inverno, especialmente no sul do país. Neste cenário, o cultivo de centeio é a alternativa eficaz, pois com média de 50 kg/ha de sementes, alcança-se aproximadamente de 1.800 kg/ha.

O Grupo Pozza possui sementes, insumos e assistência ao produtor interessado no cultivo de centeio. Fale conosco: [email protected], 54 – 3392 1081/1135/1239, ou viste nossas plataformas; www.corretoradesementes.com.br, www.grupopozza.com.br, www.sementespozza.com.br.

(Grupo Pozza)

Postado em 21 abril 2017 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop