PASSO FUNDO – 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha: inscrições serão abertas no mês de maio

Postado em 11 abril 2017 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Serão oferecidas duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha. A movimentação literária acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS

As inscrições para um dos maiores eventos literários da América Latina iniciam em maio de 2017. O período de inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece em Passo Fundo/RS, começa no dia 10 de maio. Já as inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam no dia 15 de maio.

A 16ª edição é realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.

O período de inscrições, para ambos os eventos, se estende até o preenchimento das vagas. Serão disponibilizadas duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha. As inscrições devem ser feitas no site da Jornada (www.upf.br/16jornada).

A Jornada conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.

16ª Jornada Nacional de Literatura
A 16ª Jornada Nacional de Literatura acontece de 2 a 6 de outubro. Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores. Entre os escritores confirmados estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Conceição Evaristo, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho e Zeca Camargo.

As conferências serão realizadas durante o turno da noite, no Palco de Debates, denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Nesta edição, não haverá um tema principal norteando a Jornada. O Palco de Debates receberá várias temáticas.

A primeira conferência do Espaço Ariano Suassuna será na noite do dia 3 de outubro (terça-feira), com o tema “Literatura e imagem: além dos limites do real”, num conceito plural de leitura, com os escritores Pedro Gabriel e Zeca Camargo.

No dia 4 de outubro (quarta-feira), o público poderá conferir o debate “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. A mesa terá como tema os quatro autores homenageados da Jornada e que dão nome aos espaços dessa movimentação cultural. Participarão dessa conferência escritores como Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich e Nádia Battella Gotlib.

“Por elas: a arte canta a igualdade” será o tema do dia 5 de outubro (quinta-feira) com a participação dos escritores Marina Colasanti e Conceição Evaristo.

E no último dia, 6 de outubro (sexta-feira), o debate abordará “Monstros e outros medos colecionáveis” com os escritores Julián Fuks, Mario Corso e Michel Laub. O encerramento contará com o show Poesia Eletrônica – Lirinha.

Além das conferências, a programação engloba o “Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens”, workshops e grupos de pesquisa, atividades previstas para os turnos da tarde.

Também acontecerão exposições de arte e mostra de fotografia em diferentes espaços culturais da cidade, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e feira do livro no Espaço Drummond. Outras atividades paralelas também estão previstas nas ações de jornalização da cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.

8ª Jornadinha Nacional de Literatura
A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles.

Entre as novidades desta edição, está a temática das lonas onde acontece a Jornadinha. O espaço será uma homenagem à escritora Clarice Lispector e cada lona receberá o nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987. Assim, ao longo dos dias de Jornadinha, crianças e adolescentes vão se revezar entre a Tenda Yara, a Tenda Malazarte, a Tenda Negrinho do Pastoreio e a Tenda Curupira. O principal objetivo é que todos tenham contato com os autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha.

A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto, Rosana Rios e do angolano Ondjaki.

Inscrições para Seminário Internacional também iniciam no dia 10 de maio
O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, que integra a programação da Jornada, ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro. As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas e palestras, comunicações e movimentos e atividades culturais, que têm a finalidade de promover debates sobre o entrelaçamento da leitura, da literatura e de linguagens para o ensino de língua.

O período de inscrições para os participantes sem comunicação, que não desejam apresentar trabalhos, é de 10 de maio a 29 de setembro. Para os participantes com comunicação, ou seja, que desejam inscrever trabalhos, o período é de 25 de maio a 31 de agosto. Os textos completos para os anais devem ser enviados até o dia 29 de setembro. Mais informações sobre o Seminário podem ser acessadas no site www.upf.br/16jornada.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 11 abril 2017 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop