Paroquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia de Tapera

Postado em 11 janeiro 2013 10:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

PROGRAMA RELIGIOSO

Dia 12 (Sábado) – às 19h, Missa na Igreja Matriz.
Dia 13 (Domingo) – às 08h30min, Missa na Igreja Matriz

AVISOS E CONVITES

Atendimento na Secretaria paroquial
Está sendo realizado somente na parte da tarde – das 13h30min às 17h30min. Motivos: Férias da secretária e contensão de despesas. Lembramos, outrossim de que esta decisão foi tomada e decidida em reunião com o pároco e a diretoria da paróquia. Porém, em caso de urgência, (doença ou falecimento), favor procurar na casa paroquial.

Festa de 100 anos em Lagoa dos Três Cantos
A diretoria da Capela São Paulo de Lagoa dos Três Cantos está convidando a toda a população em geral para a festa de seu padroeiro (São Paulo), a realizar-se no próximo dia 27, onde será comemorado os 100 anos de existência da comunidade. Estão sendo preparadas várias atividades para a referida comemoração. Estará presente Dom Liro Meurer (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Passo Fundo) Todo(a)s estão sendo convidado(a)s!

Restauração dos bens da Paróquia
Foi realizada a lavagem e a pintura do telhado da casa paroquial. E em breve pretendemos, pintá-la na sua totalidade. Comunicamos também, de que outras melhorias e restaurações estão previstas para acontecer no salão que está sendo construído ao lado do Tenarião, tendo em vista as futuras feiras a serem realizadas em nosso município. É importante que a comunidade saiba de que está sendo possível realizar estas melhorias, reformas e construções, através da contribuição do dízimo de cada paroquiano(a). Por isso, a necessidade e a importância da participação de cada um(a).

2013 – O ANO DA FÉ E A FAMÍLIA
Em 11 de outubro de 2012, em co¬memoração aos cinquenta anos do Concilio Vaticano II e ao vigésimo ani¬versário da publicação do Catecismo da Igreja Católica, iniciou-se o Ano da Fé, que vai até 24 de novembro de 2013, na festa de Cristo Rei.

Ao promulgá-lo, em outubro do ano passado, Bento XVI escreveu na Carta Apostólica Porta Fidei: “Será um mo¬mento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n’Ele e para anunciá-lo com alegria ao homem de nosso tempo”.
A missão da Igreja foi expressa de maneira bem clara por Jesus Cristo aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho…” (Mc 16,15).

Na valiosa riqueza que nos legou o Vaticano II, é proclamado com desta-que o papel dos leigos na Igreja. Eles são convocados a assumir uma missão espe¬cífica, de forma atuante, para levar o Evangelho aos ambientes mais diversos de uma sociedade cheia de problemas. Passados cinquenta anos, entre to¬dos os avanços, esse é o mais expressivo nas grandes e nas pequenas comunida¬des paroquiais.

Um dos pontos mais críticos é o da situação da família em um mundo de grandes transformações. Multiplicam- se as incertezas, há muitas dúvidas e con¬tradições sobre o amor, o compromisso conjugai e o sentido da vida.

João Paulo II e Bento XVI são os pa¬pas que mais abordam esse problema nas exortações, nas homilias e nas encíclicas porque, sem a base de uma família constituída e inspirada no sacramento do matrimônio, a missão evangelizadora dos leigos torna-se estéril.

A família é o lugar natural em que se encontram os elementos fundamen-tais à aquisição dos valores cristãos para a vivência e a transmissão da fé decor¬rente da graça do Batismo. Na visão cristã, o amor que une o casal não só lhes revela a identidade e os aproxima como homem e mulher, mas também sinaliza, de forma humana na, o amor de Deus pela humanidade e o de Cristo pela Igreja.

Estamos acostumados a ver como santidade a vida que tiveram os Santos e as Santas. São vidas marcadas pela entrega a Deus, pela intimidade na ora¬ção, na abnegação de si mesmo, na re¬núncia e no amor ao próximo.

No sacramento do matrimônio, ho¬mem e mulher aplicam os mesmos com-portamentos, mas na forma da espiritua¬lidade conjugai: um é responsável pela as entidade do outro, pelo bem-estar da comunidade familiar.

Essa atitude manifesta-se nos gestos de acolhida, no carinho dos relaciona¬mentos, nas diversas formas de dedica¬ção e ajuda, festejando os sucessos, ame¬nizando os revezes.

Na família se fazem as primeiras expe¬riências de responsabilidade e de compro¬misso com a comunidade. As gerações se encontram e convivem com as diferenças. Na família se aprende a rezar e a sa¬ber que se pode contar com a proteção de Deus, que como Pai deseja que haja paz e todos sejam responsáveis pela fe¬licidade uns dos outros. Na família o sofrimento encontra a solidariedade da partilha e os momen¬tos de tristeza e dor, o apoio da presen¬ça e o conforto do abraço.

As famílias cristãs têm neste Ano da Fé a oportunidade de dar testemu¬nho de que, quando Deus está presente na vida das pessoas e nos seus relacio¬namentos, tudo pode ficar melhor.

Padre Osório Serrão – pároco

Postado em 11 janeiro 2013 10:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop