SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores – 13.03.2017

Postado em 16 março 2017 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida no dia 13 de março de 2016.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:

Vereador Matheus Huppes (PMDB) – Quero cumprimentar a toda população que acabou confiando mais uma vez em mim e também nos colegas vereadores, estamos aqui não somente para falar o que a gente pensa, mas também, falar o que cada um de vocês pensa e fala para nós. Podem ter certeza que de minha parte serão bem representados, e se tiver alguma dúvida ou alguma questão para colocar, estamos sempre à disposição. No período de janeiro e fevereiro, escutamos bastante a população e falamos com o poder executivo, nós sabemos das melhorias, dos anseios que temos que fazer, sobre as estradas do nosso município, aonde está sendo concluído o calçamento até Linha Floresta, temos também a AV. 25 de Julho, no decorrer do tempo, fazer asfalto também, o poder executivo e legislativo já vem brigando desde agora, já estamos falando com os deputados, sabemos que não é fácil, mas estamos nos empenhando ao máximo para cada vez conseguir mais o que a população pede e o que nós mesmo queremos dar a população. Não podemos esquecer o interior, estrada, cascalho e rolo compactador, falando com o presidente Bender, que é um guerreiro também, que tem um grande anseio pelo rolo compactador para o nosso município, os colegas vereadores do PMDB, estivemos falando com os deputados para conseguir, até vamos a Brasília daqui um tempo, para questiona-los e fazer com que nos ajudem nessa questão, sabemos que assim como falei na última sessão que as estradas estavam boas, hoje nós sabemos das chuvas, sabemos do pouco cascalho que temos no interior, mas não podemos escutar, olhar e ficar quieto, sabemos que se tiver uma draga, em poucas horas e em poucos dias, se tira bastante cascalho para colocar nas estradas, precisamos colocar e os patroleiros são bons, só que com muita chuva e a grande quantidade de caminhões, leiteiros e a grande trafegabilidade no interior, em dias de chuva acaba em dias de chuvas tornando as estradas não tão boas, então o poder executivo tem sim que dar uma atenção especial e espalhar pedras no nosso interior. E aqueles que acabam reclamando do barro tem que entender após colocar as pedras vai ser difícil de andar também, e que com o tempo elas vão socando. Outra questão, as guaritas, a vereadora Terezinha, falou da linha Cristal, questionando uma guarita para os estudantes e trabalhadores, nós íamos colocando essa questão a tempo, em anos anteriores, e digo que está na hora de ver como fazer, como proceder, e fazer uma licitação, que não é muito difícil de fazer um abrigo, cobrir e fazer um banco, peço que nós vereadores sejamos atendidos, porque está na hora de fazermos em uns 7 ou 8 pontos, vai ficar bonito. Essas seriam as minhas colocações e fico a disposição de todos.

Vereadora Dóris M. Schneider (PMDB) – Inicialmente quero agradecer aos 192 votos recebidos nas eleições de 02 de outubro. Agradecer as pessoas, que assim como eu, acreditam que as mulheres selbachenses são competentes, capazes e sabem fazer a diferença na política. Juntos podemos trabalhar sempre pelo campo e pela cidade, por saúde e educação de qualidade, por mais lazer, esporte e cultura, por boas estradas e condições de vida dignas para toda a população. Junto com você cidadão selbachense, estou aqui para fazer a diferença, pois qualidade de vida é viver aqui. Quero manifestar a minha preocupação em relação a PEC 287 de 2016, sugerida pelo governo federal, ela propõe várias alterações para os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, professores, homens e mulheres. Com essa reforma o trabalhador que deseja receber integralmente seus benefícios deverá contribuir por 49 anos. Acredito que aprovar essa PEC será uma grande perda aos direitos já adquiridos pelos trabalhadores. Mesmo tendo passado o dia 8 de março, data em que comemoramos e refletimos sobre o dia internacional da mulher, me manifesto sobre esse dia, que deve ser visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais. Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro 1932, foi um marco na história da mulher brasileira, nessa data foi instituído o voto feminino e adquiriam o direito de serem eleitas, no legislativo e executivo, e por isso estamos aqui, nós três vereadoras, para mostrar que podemos e queremos trabalhar pelo bem do nosso município. Para encerrar: Mulher, que dá beleza e luz aos dias mais difíceis, que divide sua alma em duas, para carregar tamanha sensibilidade e força, que ganha o mundo com sua coragem, que traz paixão no olhar. Mulher que luta pelos seus ideais, que dá a vida pela sua família. Mulher que ama incondicionalmente, que se arruma, se perfuma, que vence o cansaço. Mulher que chora e que ri. Mulher que sonha. Tantas mulheres, belezas únicas, cheias de mistérios e encantos. Mulheres que deveriam ser lembradas, amadas e admiradas todos os dias. Parabéns para nós. Muito obrigada!

Vereadora Lisete T. Baumgratz (PP) – Quero desejar aos novos vereadores uma ótima legislatura e dizer que somos uma força, onde temos que trabalhar para a nossa comunidade sem distinção de sigla. Andando pelo nosso interior, me deparei com muitas dificuldades em nossas estradas, estão ruins, falta cascalho na maioria delas, hoje, de verdade, eu me arrependo de ter aprovado a retirada de cascalho que foi para a Quinze de Novembro, onde as estradas estão em ótimas condições, e as nossas péssimas, tanto as gerais quanto as entradas dos agricultores. Muitas reclamações do trajeto de Selbach a Floresta, sei que é um benefício o calçamento que estão fazendo lá, mas será que agora é hora? Em plena safra? Espero que não chova durante a safra. Muitas reclamações quanto ao transporte das crianças da cidade, onde o transporte recolhia e agora não mais. Eu gostaria que secretária de educação estudasse uma forma de voltar a pegar essas crianças novamente. Com toda essa chuva, os bueiros não venceram baixar as aguas devido ao lixo que se acumula em cima, vamos começar a cuidar mais da nossa cidade, muito lixo jogado por ai. Quero dizer a ASCCA que estão de parabéns pelo lindo sábado que proporcionaram a comunidade selbachense e parabéns a todos que participaram. Quero agradecer por todas aquelas pessoas que deram mais uma vez o seu voto de confiança em mim. Muito obrigada!

Vereadora Terezinha Braum (PP) – Gostaria em primeiro lugar agradecer todos os votos que a mim foram confiados. Um agradecimento especial ao Conselho Tutelar de nossa cidade por atender uma solicitação minha. Gostaria de solicitar ao senhor prefeito e a vice, que fosse reavaliado a cobrança que está sendo realizada aos agricultores por prestarem serviços, como enterrar uma vaca ou uma carga de cascalho. Quero também parabenizar a ASCCA pelo belo evento de sábado. Agradeço aos vereadores por terem aprovado o projeto das paradas de ônibus. Agradeço ao senhor Clóvis Bourscheid por ter cedido o lugar para ser feito. Muito obrigada!

Vereador Claudinho Alves (PP) – Ao iniciar os meus trabalhos aqui no legislativo, quero em primeiro lugar agradecer a Deus, que nos deu forças e condições para chegar até aqui, meus familiares pelo apoio e a população selbachense que numa atitude democrática me fizeram estar aqui, me faz jus agradecer também os 266 votos de plena confiabilidade. Quero dizer que o nosso trabalho de vereador é pautada em ações aparentemente simples, mas de resultado ele tem que ser eficaz. Sem causar nenhuma falsa expectativa, porem estarei comprometido em fazer parte de iniciativa de vários projetos e ações aqui nesta casa. Entendo também que o vereador tem não apenas a função de fiscalizar o executivo, mas o dever de escutar os anseios da comunidade, temos também a missão de propor e implementar políticas públicas que melhoram a qualidade de vida do nosso povo. E que todas as vezes que concordamos ou discordamos, pelo sim ou não dos projetos e ações da casa, estaremos sempre a favor da população. Nós estamos aqui apenas representando o povo, e na minha opinião o poder continua com o povo. Também quero exaltar o calçamento que está sendo feito em Arroio Grande, mais precisamente na área industrial, é um avanço e um início de trabalho na comunidade, existem ainda algumas complementações que estão sendo pensadas e tratadas para unir ruas. E a comunidade pode contar comigo, que nós estamos atendo as necessidades, estamos cautelosos e com calma vamos fazer as coisas bem organizadas e bem feitas. Obrigado!

Vereador Arlei Willig (PMDB) – Começou! Depois da política que foi bem encaminhado o município de Selbach, agora vamos trabalhar! Acredito que temos que ter a união de todos, agora não existem mais siglas partidárias, até porque todos trabalham juntos. Esse é um ano muito bom para irmos atrás de algumas emendas, porque ano que vem os debutados vão querer votos aqui do nosso município, e virão atrás de nós para conseguir esses votos, então esse ano é fundamental para irmos atrás deles para conseguirmos emendas para a melhoria do município. Quero fazer um agradecimento especial ao nosso secretário de transportes Pedro Westphalen, que logo no mês de janeiro fomos bem atendidos, o prefeito e eu, e pedimos as proteções para a curva do S, e logo foram instaladas para maior segurança. Agradecer também ao Mano Nicola, que foi ele o eleito, e assumiu uma secretaria aqui na prefeitura, e assim cedendo a vaga para mim. Muito obrigado!

Vereador Michael Kuhn (PP) – Desejo a todos nós um ano produtivo. Vereador Arlei, quando disse na posse, no uso da palavra, que nós queremos construir pontes, vamos estar juntos para conseguirmos bons resultados para Selbach. Senhor presidente, o senhor que é conhecedor do assunto, a poucos dias da colheita da soja, e a expectativa é de uma super safra, acredito que seja importante que a secretaria de obras trabalhe intensificadamente nestes últimos dias antes da colheita e identifique os pontos mais críticos, eu sei que há pedidos de agricultores que necessitam do serviço de patrola, até mesmo em estradas particulares e travessões, usados para o escoamento da safra. Os moradores do Bairro Selbach 5, continuam reivindicando redutores de velocidade, está perigoso, os carros trafegam em alta velocidade, e muitas crianças acabam brincando e estão próximos a rua, fica meu alerta para que os pais, moradores deste bairro, enquanto o poder executivo não consiga fazer o trabalho, que tenham todo o cuidado com as crianças para que não aconteça um eventual acidente. Continua as reclamações quanto a limpeza da cidade, moradores afirmam que algumas ruas a muito tempo não foram varridas, que este ano ninguém passou para fazer uma limpeza, e ruas muito inçadas, causando assim uma impressão de abandono, digo isso, jamais para querer atingir alguém ou o responsável por este trabalho, digo apenas para melhorar, com certeza todos sabem que precisamos melhorar a limpeza do nosso município, e acredito que o concurso realizado no último dia 5, supra as deficiências dos funcionários do setor de obras. Como líder da bancada do Partido Progressista quero saudar a nova diretoria da ACIS, em nome do presidente, o empresário Juliano Konrad, a quem desejo sucesso. A bancada do PP está à disposição para apoiar e defender os interesses do comercio de Selbach. Para concluir, quero fazer uma colocação importante, pela iniciativa, da profissional de saúde a Débora Fritsch, que conseguiu através de um projeto, 33 cadeiras de rodas, que beneficiaram não somente Selbach, mas também os municípios de Colorado, Espumoso, Ibirubá, Não-Me-Toque e Quinze de Novembro, projeto encaminhado junto a Maçonaria Grande Oriente do Brasil, que se sensibilizou com esse trabalho, e auxiliou Selbach e região. Essas cadeiras vem de encontro com problemas que temos com deficientes e pessoas que necessitam desse equipamento. Parabéns Debora, por seu empenho e competência, tenho certeza que muita fará ainda em prol e benefício de Selbach. Parabéns a todas as mulheres de Selbach pelo seu dia.

Vereador Márcio Seibel (PMDB) – Quero primeiramente agradecer aos 260 votos que a mim confiaram e dizer que representarei a todos independentemente de cor partidária. Gostaria hoje também de desejar um ótimo retorno e um ano de muito trabalho, união entre os partidos, para uma câmara harmônica e de ótimos projetos e ideias novas. Com certeza, como nos anos que antecederam, seremos uma câmara com um bom diálogo entre os partidos. E que continuasse assim para um melhor aproveitamento de projetos e crescimento de Selbach. Também gostaria de parabenizar a ASCCA pelo belíssimo chá beneficente, ocorrido sábado, este dinheiro será destinado para os cadastrados, e com isso pedir que mandassem um oficio para a presidente e sua diretoria, pelo esforço e dedicação por esta causa tão nobre. Queria também que a secretaria de obras olhasse com bons olhos e cuidasse das estradas do nosso município, pois estamos a poucos dias de uma safra, com uma estimativa muito boa. Deixo o meu nome a disposição de toda população selbachense. Parabenizo a nova diretoria da ACIS, juntamente com o empresário Juliano Konrad, e deixar a porta do legislativo aberta para qualquer questionamento da ACIS para com nós.

Postado em 16 março 2017 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop