Embrapa Agroindústria implementa tecnologias no Brasil Sem Miséria

Postado em 08 janeiro 2013 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Fogões ecoeficientes, fossas verdes e quintais produtivos são as primeiras tecnologias selecionadas pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) para a implementação na região do Alto Oeste Potiguar (RN), em projeto de inclusão produtiva de famílias vinculado ao programa Brasil sem Miséria. A ação contemplará 880 famílias nos dez municípios da região, até 2015.

Representantes de ONGs e cooperativa que venceram a licitação para a implantação das tecnologias participaram, no dia 18 de dezembro de 2012, de reunião de planejamento na sede da Embrapa Agroindústria Tropical. No primeiro semestre de 2013, serão instalados 125 fogões a lenha ecoeficientes, 62 fossas verdes e 12 quintais produtivos na região.

Conforme a coordenadora do projeto, pesquisadora Helenira Ellery, daEmbrapa Agroindústria Tropical, posteriormente serão avaliadas outras tecnologias e abertos novos editais de seleção para atender às demais famílias do projeto. “O enfoque é o atendimento às necessidades da família, por isso buscamos tecnologias sociais adequadas à realidade da região”, explica. Conforme Enio Girão, pesquisador da mesma Unidade, integrante do projeto, os critérios para a seleção das tecnologias envolvem o baixo custo, a eficiência e a aceitação por parte da comunidade.

Os fogões ecoeficientes substituem os fogões a lenha tradicionais, diminuindo em até 40% o consumo de lenha e eliminando a fumaça do ambiente doméstico. Os equipamentos serão instalados pelo Instituto de Desenvolvimento e Energias Renováveis (Ider), uma ONG que, desde 2005, já atendeu mais de 26 mil famílias em 87 municípios do interior cearense.

As fossas verdes serão implantadas pela Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco). Ao contrário das tradicionais fossas sépticas – que apenas decompõem os sólidos e não livram a água de contaminação -, as fossas verdes digerem toda a matéria orgânica e, por meio de plantas filtradoras, limpam a água que retorna ao solo, livre de contaminações.

Os quintais produtivos são abastecidos de água por meio de cisternas com 52 mil litros de capacidade, o que garante a manutenção de 25 árvores frutíferas e de duas hortas de 12 metros quadrados por oito meses. O trabalho de instalação dos quintais será realizado pela Cooperativa Mista de Trabalho, Assessoria e Consultoria Técnico-Educacional (Comtacte).

Projeto

As ações foram iniciadas em setembro de 2012, quando 80 técnicos de assistência técnica da região receberam treinamento sobre as tecnologias que serão utilizadas. O projeto será executado até julho de 2015, quando devem estar incluídas nas ações as 880 famílias da região.

“As grandes preocupações são melhorar as condições de abastecimento de água, de produção de alimentos e de saúde dessas famílias”, diz Helenira Ellery. Conforme Enio Girão, a expectativa do projeto é a inclusão socioeconômica das famílias de forma sustentável. “A ideia é, além de ajudar a gerar renda, promover melhorias na saúde e no meio ambiente”, completa.

Dez centros de pesquisa da Embrapa coordenam projetos, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 14Territórios da Cidadania do programa Brasil sem Miséria. Cada centro de pesquisa articula e mobiliza outras unidades descentralizadas, instituições parceiras e as equipes de assistência técnica envolvidas na ação.

Os projetos reúnem ações de articulação, seleção de tecnologias de baixo custo e apropriadas para agricultores familiares de cada Território, capacitação dos técnicos de Ater, instalação e manutenção de unidades de aprendizagem e de demonstração de tecnologias e de atividades de monitoramento e avaliação dos resultados e metas propostas.

O público do programa Brasil sem Miséria é o cidadão cuja renda familiar mensal atinge até R$ 70 por pessoa. Nesta situação estão 16,2 milhões de brasileiros, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, e 76% desse universo de pessoas vivem nas regiões Norte e Nordeste.

Nas áreas rurais, a atuação do Governo Federal será marcada pela inclusão produtiva, que terá como base a assistência técnica, a disponibilização de sementes de qualidade e adaptadas às condições dos territórios e do fomento de R$ 2,4 mil para a estruturação produtiva — valor não reembolsável, dividido em três parcelas. Até 2014, a meta é atender 250 mil famílias com acompanhamento contínuo por meio de visitas à Unidade Produtiva Familiar e de atividades coletivas (reuniões e cursos).

Embrapa Agroindústria Tropical

Postado em 08 janeiro 2013 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop