Monografia sobre impacto do Bolsa Família no consumo de alimentos vence 5º Prêmio SOF

Postado em 24 dezembro 2012 07:35 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou no dia 19 da cerimônia de entrega do 5º Prêmio SOF de Monografias, da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento. Realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e patrocinado pelo Banco do Brasil, o concurso tem apoio da Associação Brasileira de Orçamento Público.

A monografia vencedora foi da analista do Banco Itaú Juliana Carolina Frigo Baptistella, com o tema Avaliação de Programas Sociais: Uma Análise do Impacto do Bolsa Família sobre o Consumo de Alimentos e Status Nutricional das Famílias. No projeto, além de avaliar os reflexos do programa no consumo de alimentos das famílias, Juliana estabeleceu uma relação entre ser beneficiário do projeto e ter segurança familiar.

O Prêmio SOF, criado em 2007, tem como objetivos estimular a pesquisa sobre orçamento público, investigar suas problemáticas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na administração pública. Podem concorrer trabalhos individuais ou coletivos, de candidatos de qualquer nacionalidade, idade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

Segundo a Secretaria de Orçamento Federal, por causa da greve das universidades federais neste ano, esta foi a edição com menor número de projetos inscritos. Os temas dos trabalhos avaliados foram os mesmos de 2011: Qualidade do Gasto Público e Novas Abordagens do Orçamento Público.

Também foram premiados o técnico do Ipea Bernardo Alves Furtado, com a monografia Heterogeneidades em Receitas Orçamentárias, Eficiência e Seus Determinantes: Evidências para Municípios Brasileiros; Bruno Pires Tiberto, técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Helder Ferreira de Mendonça, professor da Universidade Federal Fluminense, com o trabalho A Importância do Gerenciamento do Sistema Previdenciário para a Qualidade dos Gastos Públicos; e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Dayson Pereira Bezerra de Almeida, que recebeu menção honrosa com tema Superávit Primário e Alterações Orçamentárias: Reflexos sobre a Dívida Pública.

Os três primeiros colocados receberam, no total, R$ 35 mil, um certificado e terão a monografia publicada.

Agência Brasil

Postado em 24 dezembro 2012 07:35 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop