TAPERA – Minha Comunidade: Linha São Rafael

Postado em 21 janeiro 2017 07:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em 1914 inicia a história da comunidade de São Rafael, Tapera/RS. Nesse ano os primeiros moradores, vindos de Santa Cruz do Sul/RS, aqui chegaram e a localidade passou a ser conhecida por Linha Santa Cruz, mesmo pertencendo à Barra do Colorado onde existia mais moradores e era um ponto de referência regional e também porque na Linha Santa Cruz ainda não existia igreja construída.

Então, os moradores da Linha Santa Cruz sentiram a necessidade de construir uma capela (de madeira) para a realização dos cultos aos domingos e a celebração por ocasião da visita do padre. Nesse momento decidiram também que deveriam escolher um santo padroeiro para a Linha Santa Cruz quando a maioria optou por São Rafael e assim ficou conhecida e é denominada até os dias atuais: Linha São Rafael. A primeira capela recebeu a bênção em 22 de março de 1933.

As festas da comunidade eram realizadas no meio do mato onde eram colocadas mesas, bancos e as churrasqueiras eram construídas na terra. Mais tarde foi construída a capela de alvenaria e inaugurada em 16 (26) de maio de 1965 cuja festa do cinquentenário ocorreu em maio de 2015 quando mais de mil pessoas das mais diversas comunidades se fizeram presentes.

Em 1976 a comunidade construiu um pavilhão, uma cancha de bocha e um campo de futebol para encontros, prática de esportes e diversão. Antes disso, havia cancha de bocha construída por moradores em suas propriedades onde a vizinhança se reunia para também jogar baralho.

Em 2016 o pavilhão passou por uma reforma de manutenção. A comunidade hoje conta com 58 famílias associadas presididas por João Rudi Simon. A comunidade tem várias associações que realizam atividades sociais, esportivas e religiosas dando vida à comunidade: Grupo de Bolãozinho Atleticanas, Grupo de Bocha São Rafael, Futsal e Atlético – equipe de futebol de campo – veteranos.
A comunidade conta com igreja, campo de futebol, pavilhão, a Escola Municipal Salgado Filho (local onde estava construída a primeira Capela) e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – construída no limite entre as duas comunidades (São Rafael/Barra do Colorado) inaugurada em 8 de dezembro de 1939.

Para 2017 a comunidade tem programado dois grandes eventos: 23 de setembro – jantar dançante e 22 de outubro – festa do padroeiro (comemorado em 24 de outubro).

(Via site da Cotrisoja)

Postado em 21 janeiro 2017 07:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop