PASSO FUNDO – Coordenação prepara descentralização da Jornada Nacional da Literatura

Postado em 12 janeiro 2017 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

De 2 a 6 de outubro, Passo Fundo vai “jornalizar”. A coordenação da 16º Jornada Nacional de Passo Fundo e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura vai descentralizar as atividades. A ideia é fazer com que toda a comunidade participe da Jornada, não apenas aqueles que irão até a Universidade de Passo Fundo.

Por meio de um aplicativo, os passo-fundenses vão poder acessar textos, vídeos, músicas, obras e autores que estarão na Jornada. As informações poderão ser acessadas por meio de sistema QR Code em pontos turísticos e locais históricos da cidade. O aplicativo, que terá uma versão para crianças, está em construção.

A coordenadora Fabiane Burlamaque conta que, nesse período, um quarteirão na Rua Independência será fechado todas às noites para receber os convidados do evento. Além disso, os escritores circularão pelos bares e espaços culturais à noite para compartilhar as suas histórias.

Na oportunidade, haverá show de músicos locais e sessão de autógrafos. Fabiane explica que, apesar da nova roupagem, a essência da jornada é a mesma, a formação de leitores. A coordenadora destaca que reconfigurar um evento já estruturado e reconhecido internacionalmente, é um grande desafio, principalmente devido à realidade econômica e as dificuldades para a captação de recursos.

O professor Miguel Rettenmaier explica que o termo “jornalização da cidade” surgiu durante as reuniões de organização do evento. A jornalização coloca a cidade como palco da Jornada, onde as atividades acontecem em torno das leituras, das produções, dos livros e dos convidados.

(Via Rádio Uirapuru)

Postado em 12 janeiro 2017 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop